As "Políticas Públicas em Saúde voltada para a População LGBTQIAPN+ na Rede de Atenção Básica" foi tema de uma capacitação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Equidade, pertencente ao Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB). O evento teve como público-alvo profissionais da saúde da Atenção Básica, visando discutir e qualificar os profissionais quanto ao cuidado oferecido à população LGBTQIAPN+ nos serviços de saúde do município.

“A capacitação tem uma relevante importância para a Atenção Básica, pois é a primeira porta de entrada no atendimento à população, e é nesse momento que se adquire um vínculo. Espero que a assistência à população LGBT+, se mantenha sempre de forma humanizada e que os usuários adquiram confiança para que essa procura não seja interrompida pelo receio no acolhimento e acompanhamento.", comenta Virgínia Medeiros, chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS sobre a ação.

O dia contou com palestras apresentando o Núcleo de Equidade do município, como também dos serviços do Ambulatório Transexual e Travesti (Ambulatório TT) de Natal, além de momento cultural com a artista Isabelle Feifetine, realizando um espetáculo de dança para os presentes.

Para João Bosco Filho, enfermeiro e psicólogo, que ofertou uma palestra sobre políticas públicas à população LGBTQIAPN+ e discutiu sobre o significado do glossário das letras da sigla, o evento é importante para incluir os usuários nos serviços de saúde. “Percebemos que a população LGBTQIAPNb+ está frequentando as unidade e geralmente se sentem violentadas por não serem acolhidas nas suas necessidades, então essa capacitação ajuda a levar os profissionais da saúde a pensarem estratégias de cuidados para esse público entendendo inclusive a grande dúvida que são o significado de cada letra da sigla e sua importância, então vamos trazendo esse movimento para construir outra consciência e outra forma de cuidado para essa população”, reforça João.

A profissional de saúde da Unidade Básica de Saúde Guarapes, Maria do Carmo Alves, foi uma das participantes da capacitação e reforça a importância do tema no dia a dia da atenção primária. “A capacitação foi muito boa, principalmente em relação aos conhecimentos passados aqui hoje. Eu enquanto profissional de saúde fico muito feliz em estar sendo capacitada sobre essa temática, para mim foi um momento de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional para que a gente aprenda a fazer uma abordagem mais inclusiva e respeitosa com os usuários que procuram os nossos serviços”, comenta.

Desde o ano de 2019, o setor de Promoção à Saúde do município vem realizando ações nos serviços de saúde do município, como capacitando os profissionais, por exemplo, com intenção de fornecer melhores condições para que esses usuários se sintam confortáveis e seguros para procurarem as Unidades de Saúde, e informando sobre.