A Prefeitura de Natal deu início nesta quarta-feira, 20, ao programa Ciclo Seguro, uma iniciativa de combate à pobreza menstrual destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica na cidade. A entrega dos absorventes íntimos foi realizada pelas secretárias do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias, e de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Felipe Camarão.

O Programa Ciclo Seguro foi instituído pela Lei 7.250, de 25 de novembro de 2021, e tem como objetivo proporcionar dignidade, bem-estar e inclusão às pessoas acompanhadas pelos serviços de assistência social da Prefeitura de Natal. A distribuição dos absorventes será realizada conforme a demanda identificada nos Centros de Referência da Assistência Social (cras), seguindo critérios dos benefícios eventuais.

A secretária da Semtas, Andréa Dias, destacou a importância do programa para as pessoas em situação de vulnerabilidade: "Esta iniciativa coloca a cidade de Natal como referência no combate à pobreza menstrual, garantindo acesso a produtos essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas que menstruam".
Os absorventes higiênicos serão entregues juntamente com as cestas básicas, garantindo um suporte abrangente às famílias de baixa renda. Cada pessoa receberá dois pacotes de absorventes neste primeiro momento.

A iniciativa foi recebida com gratidão pelos beneficiários. Lucilene Alves de Paiva, moradora de Felipe Camarão, expressou sua gratidão: "Eu quero agradecer à Prefeitura por esta iniciativa, porque eu tenho 44 anos, seis filhos, dentre eles, quatro mulheres, e esse programa veio me ajudar e ajudar várias famílias de baixa renda aqui de Felipe Camarão".

O projeto de lei que originou o programa de distribuição gratuita de absorventes íntimos foi apresentado pelo Executivo Municipal, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Álvaro Dias. Esta medida representa um avanço significativo no cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade em Natal.