A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), deu início à aula inaugural do projeto Recompondo Aprendizagem 2024, na tarde desta segunda-feira (01), na Biblioteca do Conhecimento Virgílio Urbano de Araújo. Esse projeto visa aprimorar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental I e II em áreas específicas como Matemática, Português, Leitura e Resolução de Problemas. Desenvolvido em parceria com o SESI/RN atendendo estudantes da Escola Municipal Santos Reis.

O projeto-piloto teve início em 2023, atendendo os estudantes dos 5º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis, com a participação de 42 alunos. Para este ano, as atividades iniciaram com 40 alunos de duas turmas dos 5º Anos e 40 alunos de duas turmas dos 8º e 9º Anos da mesma escola. As atividades ocorrem no contraturno, de abril a dezembro de 2024, nos horários matutino e vespertino, com professores do quadro funcional da E. M. Santos Reis. Os planejamentos seguem os critérios normativos em vigor, e a metodologia aplicada busca atender às aspirações e expectativas dos estudantes que irão para o Fundamental II e Ensino Médio, abordando os pré-requisitos educativos para ingressar nas instituições de Ensino Federal e Escolas Estaduais.

A chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda, destacou a importância dos conteúdos de Português e Matemática para abrir portas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e na Escola Agrícola de Jundiaí. Ela enfatizou que este momento é fundamental para fortalecer a educação básica, oferecendo aulas de reforço que impulsionam a vida estudantil e solidificam a educação dos alunos, utilizando a biblioteca do bairro como uma ferramenta para alcançar os objetivos relacionados à melhoria nos estudos.

A professora pedagoga e gestora da Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, Jeana Magalhães Oliveira, explicou que o projeto "Recompondo Aprendizagem" visa reestruturar os conteúdos que ficaram defasados devido à pandemia, garantindo uma aprendizagem mais sólida, especialmente considerando o caráter de terminalidade dessas turmas. Jeana Magalhães ressaltou que a expectativa de ingresso dos alunos no IFRN, representa também um dos principais objetivos do projeto. “Convidamos os coordenadores dos cursos de Multimídia, Lazer e Design do IFRN, para que eles fizessem uma palestra a respeito do funcionamento do Instituto e todo o procedimento de aprendizagem profissional para motivar os alunos para que eles estudem, porque estamos ainda no começo do ano”, informou.

O coordenador do curso de Multimídia do IFRN - Campus Natal Centro Histórico, localizado nas Rocas, Hélio Marques, expressou sua satisfação com a visita aos estudantes da Rede Municipal, representando uma oportunidade para promover a integração entre o Instituto Federal e a comunidade local. "Há intenção de pensar que o IFRN tem que estar inserido na comunidade e tem que representar para essa comunidade uma possibilidade de um ensino de qualidade com acesso ao mercado de trabalho”, comentou Marques.

Por sua vez, Francisco de Assis Paulo, professor de Matemática da Escola Municipal Santo Reis, expressou o entusiasmo em relação ao projeto. "Vamos alicerçar nossos alunos através de cursos, de palestras, de desenvolvimento de estudos matemáticos e de português, para facilitar o estudo dos nossos estudantes, para que eles consigam serem aprovados no Instituto Federal, que é o sonho deles", explicou o professor.

Entre os estudantes beneficiados pelo projeto, Anny Letícia Nogueira Sabino Vitorino, do 9º ano da Escola M. Santos Reis, expressou a aprovação em relação à iniciativa. Com planos de ingressar no IFRN e cursar Edificações, Anny Nogueira destacou a importância das aulas complementares oferecidas pelo projeto. "Eu achei essa iniciativa do projeto muito interessante. Até agora parece que vai ser algo que vai realmente ajudar com a progressão do estudo, no meu caso com o ingresso na instituição do IFRN", compartilhou a estudante.