Alertada pelo Ministério da Saúde sobre o risco iminente de epidemia de dengue no município em 2011, a Prefeitura de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, vem tomando providências desde outubro de 2010 com ações voltadas para a eliminação dos criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti nos domicílios natalenses.

Para melhor avaliar as áreas de risco no município, o Centro de Controle de Zoonoses criou o mapa de vulnerabilidade, ferramenta importante que vai mapear os bairros da capital e a vulnerabilidade deles para a dengue. Outra ação implementada pela Prefeitura foi a criação das Forças Unidas Contra a Dengue, em parceria com o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil. Na prática, os militares entram nos domicílios, identificam os criadouros e os eliminam. Após o manejo ambiental, os soldados orientam a população a identificar focos da doença.

Além disso, foi instituída a Operação Verão nas praias urbanas de Natal neste período de alta estação, voltada para um trabalho educativo de prevenção da doença junto à população. “Essas ações prosseguirão até março. É importante frisar que a população tem um papel fundamental no combate à doença. As pessoas precisam estar atentas para a presença de criadouros. A população é a nossa principal aliada”, ressaltou a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Jeane Oliveira.
Conforme a técnica, o Distrito Sanitário Oeste, com seus nove bairros, é o que apresenta maior vulnerabilidade à dengue, com 73 mil casos notificados da doença de 1996 a 2010. O número de casos de dengue na 52ª semana do ano de 2010 foi de 4112 casos. Em 2009, até a semana cinqüenta e dois, houve registros de 1456 casos. Em 2010, o Centro de Zoonoses registrou um aumento de 182,4% de casos em relação ao mesmo período de 2009.

Ainda segundo Jeane Oliveira, ano passado foram registrados três óbitos por dengue hemorrágica dos 102 casos de febre hemorrágica notificados pelo centro. Ela alerta que a população foi exposta a outros tipos de dengue. Em decorrência disso, casos graves da doença vêm aumentando, principalmente pela reintrodução do sorotipo DEN-1.

Outro importante instrumento de prevenção à doença é o Disque-Dengue, serviço implantado pelo município para receber denúncias e prestar esclarecimentos sobre a dengue. Qualquer dúvida sobre como identificar e eliminar criadouros da doença ou mesmo denúncia sobre imóveis abandonados, o cidadão pode entrar em contato pelo fone 0800 281 4031.

Reunião discute ações de combate à dengue
Para discutir as ações de combate à Dengue no âmbito municipal, o prefeito em exercício Paulinho Freire se reuniu, no início da noite de quarta-feira (19), com o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade; a secretária adjunta de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira; o procurador geral do Estado, Manoel Onofre Neto, e a promotora de Saúde, Elaine Cardoso.

O Rio Grande do Norte está entre os estados de maior risco de epidemia da doença e, preocupado com a situação, o prefeito Paulinho Freire determinou que a campanha contra a Dengue seja antecipada. Geralmente iniciada no mês de março, a campanha deve ser antecipada para o próximo mês.
Durante a reunião, a Prefeitura de Natal e o Ministério Público definiram, ainda, que entidades, empresas privadas e sociedade civil também serão convocadas para contribuir com o trabalho de mobilização e conscientização contra a Dengue.