A Guarda Municipal de Natal concluiu nesta segunda-feira (28) o curso de Aperfeiçoamento em Radio Comunicação Digital e uso qualificado do armamento menos que letal na modalidade Espargidor de Pimenta tipo espuma. Ao todo 200 guardas municipais receberam das mãos da prefeita, Micarla de Sousa, os certificados de participação.

Ainda participaram da solenidade que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Paiva, e o comandante da Guarda Municipal, Edivan Costa. “O espagidor de pimenta é uma arma não-letal e será utilizada nas situações de contenção de tumultos”, esclareceu o secretário da Semdes, Carlos Paiva.

Na ocasião ainda foram entregues 16 espargidores de pimenta e oito radiocomunicadores que passarão a ser utilizadas pelos guardas. Os radiocomunicadores estão interligados com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o que vai facilitar a comunicação dos guardas com a Polícia Militar.

Os guardas municipais passaram pelas instruções práticas e teóricas fornecidas pelo chefe do Grupamento de Ação Tática da GMN, Isaac Nascimento, pelo coordenador Operacional da Ronda Ostensiva Municipal, Carlos Cruz, e pelo representante de instrução do Ciosp, sargento Magnus Silva. A partir da próxima semana as unidades de saúde dos bairros de Mãe Luiza, Rocas, Cidade Satélite, Cidade da Esperança, Sandra Celeste e a base comunitária da GMN, na Praça Gentil Ferreira, devem começar a receber os equipamentos.

“Os radiocomunicadores serão destinados a postos de saúde onde a guarda municipal atua como Rocas, Cidade Satélite, Sandra Celeste e Mãe Luíza. Esses equipamentos irão facilitar nossa comunicação com a polícia e dar maior rapidez no atendimento das possíveis ocorrências”, informou o comandante da Guarda Municipal, Edivan Costa.

Ainda de acordo com o Edivan Costa, os outros 330 homens da Guarda Municipal passarão pelo treinamento. Nesta terça-feira (29), mais 30 homens iniciarão a capacitação.

Nova sede da Semdes

Ainda na manhã desta segunda-feira (28), a prefeita do Natal Micarla de Sousa visitou as futuras instalações da nova sede da Secretaria Municipal de Segruança Pública e Defesa Social (Semdes), que também abrigará a Guarda Municipal do Natal, a Defesa Civil e o Centro Dia do Idoso. Localizado na avenida Itapetinga entre os conjuntos Santarém e Gramoré, na zona Norte,o novo prédio da Semdes já está construído e a previsão é que dentro de 90 dias a mudança aconteça.