Prefeitos da Região Metropolitana de Natal, secretários municipais de saúde, representantes das Formas Armadas e do Ministério Público Estadual, estarão reunidos na manhã desta terça-feira (29), no Salão Nobre da Prefeitura de Natal, para tratar do combate à dengue. A reunião, que começa às 10h, é uma iniciativa da prefeitura da capital e tem a finalidade de integrar todos os municípios em ações que visam diminuir o risco de epidemia da doença.

Foram convidados os prefeitos de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Extremoz, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Monte Alegre e Vera Cruz.

O encontro será aberto pela prefeita Micarla de Sousa, que deve fazer uma apresentação sobre a situação da dengue na capital e as providências que têm sido tomadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de outras pastas. Também estarão presentes o secretário Thiago Trindade e membros da equipe técnica da secretaria.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da SMS, Cristiana Souto, a reunião servirá para alertar os gestores dos municípios da Região Metropolitana sobre a necessidade de ações conjuntas contra a dengue, considerando que o risco de epidemia é alto e o combate não terá resultado satisfatório se for feito de forma isolada. “É preciso que estejamos juntos nessas ações”, ressaltou.

Cristiana acrescentou que a SMS tem intensificado o trabalho dos agentes de endemias em locais em que a possibilidade de existência de foco é maior, como sucatas, cemitérios, borracharias e outros pontos em alguns bairros de maior risco. Onde há um caso da doença, é feito um bloqueio em um raio de 300 metros, para identificação de um possível foco.

Além das ações educativas em escolas e outros locais, a Prefeitura de Natal vem executando desde o início de março uma campanha de divulgação e orientação sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito da dengue. A campanha já em veiculação – composta de folhetos, folders, outdoors, spots, vídeos – será disponibilizada para a prefeitura que se interessar em fazer um trabalho desse tipo junto à população. “A participação da sociedade nas ações de controle é fundamental. Não se controla só com os agentes nas ruas”, ressalta Alessandre Medeiros, coordenador técnico do Programa Municipal de Controle da Dengue.

HISTÓRICO

O primeiro caso de dengue em Natal foi notificado em 1996, no bairro de Felipe Camarão. No ano seguinte, ocorreu a primeira epidemia. A segunda epidemia, aconteceu em 1999, sendo que dois anos depois, a capital potiguar registrou a terceira e maior epidemia, com 19 mil 221 casos. Mais duas epidemias se seguiram, uma em 2003 e a última em 2008.

De acordo com Alessandre Medeiros, este ano foi registrado um aumento de 471% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2010, mas os números não configuram epidemia. “De qualquer forma, o risco é concreto”, acrescenta Cristiana Souto. Ela chama a atenção para a reintrodução no Brasil do sorotipo 4 da doença, do qual não se tinha registro há 28 anos. “Ela já chegou a Roraima, Amazonas, Piauí, Rio de Janeiro e Bahia”. Como a população daqui não teve contato com esse vírus, torna-se mais suscetível. Cristiana ressalta, no entanto, que essa não é a forma mais grave da dengue.

O Ministério da Saúde não trabalha com a possibilidade de erradicação da doença, buscando o seu controle. Em Natal, junto às ações educativas, a Prefeitura de Natal tem apoiado iniciativas que sirvam para alertar a população. No Carnaval desse ano, por exemplo, inovou ao incluir na assinatura da campanha o alerta “Se movimente contra Dengue”.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sme), a SMS mantém diversos programas, como o “Agente Mirim contra a Dengue”, que tem 70 estudantes qualificados para orientar as populações dos bairros em que moram. E com o Supermercado Nordestão, tem programa semelhante, o “A Gente contra a Dengue”, em atividade há três anos nas escolas públicas e comunidades.