A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) deu início a um ciclo de negociações entre empresários e os artesãos natalenses beneficiados por meio do Departamento de Empreendedorismo da secretaria. O objetivo é ampliar o campo de negociação dos produtos artesanais e o mercado empresarial. Na manhã da última sexta-feira (25) a Associação do Bem estar da Mulher – ASCOBEM e Rede de Sonhos, ambas ligadas ao programa de Economia Solidária da Semtas, mostraram seus produtos feitos com todo o primor manual aos empresários da marca carioca Corporeum.

Segundo Pedro Costa, secretário adjunto de Trabalho do município, essa rodada de negócios busca novos nichos de mercado para o incentivo da economia local e a oportunidade de mostrar o artesanato da cidade para empresas de fora do estado. “É importante ressaltar que as empresas realizam a análise diretamente com os artesãos, o que desenvolve um maior interesse a cerca dos produtos produzidos. Isso é um diferencial na negociação”, declara o secretário.

As empresárias Ritta e Christina Sobral, fundadoras da grife, se mostraram muito entusiasmadas em conhecer, não apenas os produtos, mas também quem os produz. “Queremos ampliar as tipologias da nossa grife, e estamos realizando essa negociação visando também o interesse social e da sustentabilidade, dois fatores que se destacam dentro do nosso contexto de negócios”, explica a empresária, Ritta Sobral. A empresa carioca também se interessou pelo trabalho artesanal potiguar pela qualidade do que está sendo produzido. “Nós estamos buscando novas tendências para o mercado. E o trabalho com artesanato desenvolvido por esses grupos chamou nossa atenção por estar na mesma linha de nossas confecções”, finaliza Ritta Sobral.

“As rodadas de negócios acontecerão regularmente durante todos os meses com diferentes empresários que se interessem pelo trabalho desenvolvido pela Semtas”, declara o secretário Pedro Costa.