A prefeita Micarla de Sousa visitou a Praça Santa Mônica, no bairro de Lagoa Nova, na manhã desta terça-feira (29), para firmar o compromisso com a população de reformar o espaço. Trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciaram a limpeza do local e todo o equipamento passará por recuperação, incluindo pavimento, paisagismo, brinquedos e iluminação.

Outra novidade anunciada pela prefeita foi a instalação de uma Academia da Terceira Idade na Praça Santa Mônica, iniciativa aprovada pelos moradores que praticam caminhada diariamente pela região e recepcionaram a chefe do executivo municipal durante a visita.

“A recuperação da praça virá, mas quero pedir a cada um de vocês que cuidem deste local, porque é um bem da comunidade, é a aplicação do imposto que vocês pagam. Não deixem ninguém depredar e denunciem à Polícia em caso de vandalismo, porque a praça é de vocês”, enfatizou a prefeita Micarla de Sousa.

A Santa Mônica será uma das 30 praças a serem contempladas no Programa de Recuperação de Praças, com licitação em andamento. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Porpino, adiantou que esse número inicial pode aumentar. “Esperamos contemplar o maior número possível de praças para que a população volte a frequentar esses espaços”, acrescentou.

No momento da visita, a prefeita aproveitou para solicitar pessoalmente ao comandante da Guarda Municipal, Edivan Costa, o reforço no policiamento da região, com rondas permanentes pelo local, para coibir a ação de vândalos e reduzir a insegurança relatada pelos moradores.

A Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel) também participará desse processo, com a recuperação de toda a estrutura da quadra, desde reparos no piso, traves e tabelas, até no sistema de iluminação e nas grades de proteção. A Sejel também disponibilizará um professor de Educação Física que acompanhará os praticantes da Academia da Terceira Idade.

Área esportiva recuperada

Integrando o programa de recuperação das praças natalenses  da Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel) participará da revitalização da praça Santa Mônica, situada no bairro de Lagoa Nova. Durante a visita aolocal, o titular da Sejel, Rodrigo Cintra, conversou com os moradores da região, usuários da praça, engenheiros responsáveis pelo projeto, autoridades e ao lado da prefeita Micarla de Sousa,  escutou os pedidos da comunidade local.

De acordo com Rodrigo Cintra, a Sejel realizará a recuperação de toda a estrutura da quadra, desde reparos no piso, traves e tabelas, até no sistema de iluminação e nas grades de proteção. A praça também receberá novos equipamentos de ginástica, com a disponibilização de instrutores de educação física como parte do programa Academia da Terceira Idade. Para a usuária Adeilda da Costa Andrade, de 55 anos, a iniciativa garante uma melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela área. “Realizamos caminhadas em grupo, diariamente, nos arredores da praça. Agora, com a os novos equipamentos, ganhamos um ânimo a mais para a prática de exercícios. Será um benefício para as pessoas de todas as idades”, destacou Adeilda.

O secretário Rodrigo Cintra, bem como a prefeita Micarla de Sousa, enfatizaram a importância da comunidade em participar da manutenção da praça. “Estamos recuperando trinta praças em Natal, e contamos com a ajuda da população para, posteriormente, manter a qualidade da estrutura”, disse Micarla. “Trata-se de uma gestão integrada para a sustentabilidade da praça e sua consequente manutenção”, afirmou Cintra. Representantes do grupo simbolicamente intitulado “Amigos da Praça Santa Mônica”, que conta com cerca de 50 integrantes, Lázaro Escolástico e Roberto José Medeiros, se dispuseram a contribuir com a preservação da praça.
Estiveram presentes também na visita à praça Santa Mônica o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Claudio Porpino, o vereador Ney Lopes Junior, o comandante da Guarda Municipal, Edivan Costa, além de membros da diretoria do Hospital do Coração, localizado próximo à praça. Todos se dispuseram a contribuir, dentro de suas respectivas atribuições, na recuperação e manutenção do local.