Natal ganha uma nova sede destinada à prevenção e ao atendimento aos usuários de drogas. O Centro Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas será inaugurado na próxima quinta-feira (7), a partir das 15h, na Avenida Jaguarari, 2188 – Lagoa Nova. "O objetivo é melhorar cada vez mais os nossos serviços com a nova estrutura. Uma vez que, com esta ampliação, estamos agora com capacidade de atendimento para 250 usuários por mês", declara Edineusa Paiva, diretora do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD).

O horário de funcionamento do Centro Municipal é das 8h às 15h, e a equipe é composta por psicólogos, assistentes sociais, advogada, educadores sociais, técnicos em lazer e qualidade de vida e assistente administrativo. "Após o acolhimento do dependente químico, nós agendamos um momento com o psicólogo que realiza uma avaliação do grau de dependência e a partir de então, analisarmos qual o melhor tratamento", explica a diretora do DPAD.

Os objetivos do Centro Municipal são acolher, orientar e encaminhar pessoas com dependência química para a rede de atendimento do SUS e, aqueles que realmente querem uma internação mais prolongada, são encaminhamos para as Comunidades Terapêuticas que mantém parceria com a Prefeitura, localizadas em Macaíba, Pium e na Comunidade de Alcaçuz. “A partir de um convênio com seis comunidades terapêuticas da Grande Natal e uma de Pernambuco, a Semtas disponibiliza 85 vagas destinadas exclusivamente aos dependentes químicos atendidos pelo DPAD.”, afirma a diretora.

As Comunidades Terapêuticas realizam o tratamento aos dependentes químicos em até nove meses. “As famílias que não tem condição podem colocar seus entes queridos na Comunidade por intermédio da Secretaria. Esse é um suporte direcionado especialmente às famílias carentes”, afirma Edineusa Paiva.
A nova sede irá ainda favorecer a execução de novos projetos da Semtas, como o 'Prevenção é com a Gente", inédito no âmbito municipal, que busca coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, além de atendimentos em grupos motivacionais a serem realizados com os usuários, famílias envolvidas; adolescentes do Serviço de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SEMSEMA); e ainda com os acolhidos pela Casa de Passagem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-9282.

DPAD
O Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD), desenvolvido pela Semtas, criado em setembro de 2009, é o órgão executor da política municipal sobre drogas. O objetivo é canalizar ações e estratégias voltadas para a minimização dos problemas relacionados ao uso, ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, por meio de atividades de prevenção, acompanhamento e apoio ao tratamento e inserção social.

Somente de janeiro a março de 2011, 88 pessoas buscaram ajuda no DPAD, sendo que 29 delas foram encaminhadas para as Comunidades Terapêuticas, 8 para os CAPS e 6 para os hospitais. Cerca de 5 famílias participaram dos grupos de autoajuda. Foram realizados também 237 atendimentos psicossociais.

Em 2010, 476 pessoas buscaram ajuda, sendo que 229 foram encaminhadas para tratamento em Comunidades Terapêuticas, 60 para os CAPS, 187 para os grupos de autoajuda, hospitais psiquiátricos e alguns desistiram do tratamento. Ao todo, 176 famílias participaram dos grupos de autoajuda. O Departamento realizou 92 visitas domiciliares, 21 palestras, 28 visitas a rede de atendimento social, ministrou 1 capacitação de prevenção para estudantes universitários e 1 capacitação para os técnicos da proteção social básica e especial sobre o tema. O DPAD participou de 4 audiências públicas e 16 reuniões externas com a rede de atendimento. O Departamento realizou ainda 1.733 atendimentos psicossociais.

Comunidades Terapêuticas:
Comunidade Terapêutica Nova Aliança – Pium (30 vagas)
Comunidade Terapêutica Providência de Deus – Alcaçuz (10 vagas)
Comunidade Terapêutica Casa de Apoio Espiritual ao Dependente Químico – CAEED – Macaíba (15 vagas)
Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Ebenézer – Macaíba (10 vagas)
Comunidade Terapêutica Nova Chance – Macaíba (5 vagas)
Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Carena – Bonfim (10 vagas)Comunidade Terapêutica Rosa de Saron – Caruaru – Pernambuco (Feminina) (5 vagas)
TOTAL = 85 vagas