Dando seguimento às ações contra a epidemia de dengue na cidade, a Prefeitura de Natal está criando o Comitê de Enfrentamento da Epidemia de Dengue na capital, com o monitoramento da situação epidemiológica e definição de ações emergenciais. Além desse comitê, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão criados comitês intersetoriais em cada secretaria municipal.

De imediato, o Comitê de Enfrentamento realizará um mutirão contra a dengue em Mãe Luiza, o bairro que apresenta maiores índices de dengue na cidade. A ideia é repetir esse mutirão uma vez por semana nos bairros que apresentem maior incidência de casos. Crianças também serão capacitadas para atuarem como multiplicadores no programa “A gente contra a dengue”, em parceria com o Supermercado Nordestão.

Diante da epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou no mês de fevereiro deste ano uma intensificação das visitas dos Agentes de Combate de Endemias (ACE), no sentido de diminuir os índices vetoriais desses bairros, para com isso minimizar a vulnerabilidade constatada. Além dessa ação com os Agentes de Combate de Endemias, desde outubro de 2010 a Prefeitura, em parceria com as Forças Armadas, iniciou a operação “Forças Unidas Contra a Dengue”, que consiste na visita de todos os domicílios do Distrito Sanitário Oeste, contemplando 73 mil residências.

O Comitê de Enfrentamento da Epidemia de Dengue insere-se na diretriz Gestão e Financiamento, do Plano de Contingência para Enfrentamento de Epidemias de Dengue, que abrange as esferas federal, estadual e municipal. Esse plano foi criado em 2009 e é atualizado a cada ano. Tem por objetivo reduzir o impacto das epidemias nas cidades e a letalidade por dengue, orientando as ações a serem desenvolvidas pelos municípios com o objetivo de diminuir a ocorrência e o impacto negativo da doença.

São cinco as diretrizes do Plano de Contingência para Enfrentamento de Epidemias de Dengue: vigilância epidemiológica, controle vetorial, assistência ao paciente, educação, comunicação e mobilização social e gestão e financiamento.

É importante registrar o crescimento do número absoluto de casos de dengue nesses dois primeiros meses do ano quando comparado ao mesmo período do ano de 2010. Deve ser ressaltado que o município se encontra em alerta, em vista da incidência de casos estar ultrapassando o mínimo esperado para o período. Os índices coletados em dezembro já colocavam o município em risco médio, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. Os bairros com maior incidência são Mãe Luíza, Cidade Alta e Bom Pastor.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, de 1° de janeiro até a semana passada (13ª semana), foram registrados em Natal 1.708 casos de dengue clássica e 25 casos de dengue hemorrágica. Há também um caso de óbito suspeito.

Em virtude do aumento dos casos de dengue clássica e hemorrágica no município, a Prefeitura de Natal decretou situação de emergência por 90 dias. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município da última quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde e todos os órgãos do município, no âmbito de suas atribuições, devem adotar as medidas necessárias para que a situação volte a sua normalidade.