Diante do aumento no número de casos de dengue na cidade, a Prefeitura do Natal está intensificando as ações nos bairros que apresentam maior incidência de casos, como Mãe Luiza, Petrópolis, Alecrim, Cidade Alta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Quintas, Nordeste, Dix-Sept Rosado e Nazaré, fazendo visitas domiciliares para inspeção e aplicação de larvicidas. “Também é feito um trabalho de conscientização junto aos moradores para que não acumulem água desnecessariamente, tampem os depósitos e caixas d’água e tomem cuidado com lixo e objetos que acumulam água”, informa o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue, Alessandre Medeiros Tavares.

Segundo Tavares, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a partir desta quinta-feira (14) o carro fumacê vai começar a percorrer os bairros de Natal para fazer o bloqueio das transmissões e reforçar as ações feitas nas residências. Além das ações conjuntas com a Sesap, a Prefeitura do Natal vai manter a parceria com o Exército e Marinha que vão reforçar nas visitas domiciliares, e já conta com as demais secretarias municipais que, por determinação da Prefeita Micarla de Sousa, também colaboram dentro das suas atribuições para combater a proliferação do mosquito. A Urbana e Semsur, por exemplo, estão fazendo mutirões de limpeza em diversas ruas de Natal retirando lixos acumulados, restos de poda e fazendo limpeza de canteiros e redes de esgotos.

A Prefeitura conta, também, com parcerias de empresas privadas, escolas, organizações não governamentais e centros comunitários que fazem o trabalho de conscientização junto à população. Semanalmente é feito o monitoramento dos números de casos. “Dentro de duas ou três semanas é que poderemos ter um resultado positivo dessas ações. Mas, a população precisa colaborar e fazer a sua parte, destaca Alessandre Tavares.

Disque-dengue

Para denunciar possíveis focos ou agendar visitas dos agentes de saúde em imóveis fechados, a Prefeitura disponibiliza o disque-dengue 0800 281 4031, que funciona das 8h às 18h. Os proprietários dos imóveis que estiverem fechados podem ligar e agendar uma visita do agente. Sobre os imóveis abandonados, qualquer pessoa pode denunciar, também pelo disque-dengue. O agente verifica a denúncia e o proprietário é convocado à Secretaria Municipal de Tributação, por meio do Diário Oficial do Município, para agendar uma visita dos agentes num prazo estabelecido. Caso o proprietário não atenda à convocação, a abertura do imóvel será pedida à justiça.

Diante da alta incidência da dengue na capital e da indiferença de alguns donos de imóveis e terrenos, a prefeita Micarla de Sousa enviou no ano passado à Câmara Municipal de Natal, projeto de Lei para punir esses proprietários que não colaboram no combate ao mosquito da dengue.

Segundo o Procurador Geral do Município, Bruno de Macedo, no projeto, a autoridade sanitária poderá entrar no terreno ou imóvel abandonado e fazer os procedimentos de combate ao mosquito. Onde for constatado o acumulo de lixo ou focos do mosquito, o proprietário poderá receber multa no valor que varia de 200 a 20 mil reais. O projeto está tramitando nas Comissões e deverá entrar em pauta de votação nos próximos dias.