Estudantes universitários e empresários estiveram reunidos na terça-feira (12) à noite, na UNP da Floriano Peixoto, para acompanhar uma mesa-redonda que discutiu as potencialidades e oportunidades de negócios com a Copa do Mundo de 2014 em Natal. Compuseram a mesa o secretário municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Rodrigo Cintra; o diretor geral do DER e secretário estadual da Copa, Demétrio Torres; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Rosado; além o mediador, o jornalista Robson Carvalho.

Os estudantes de diversos cursos como administração, turismo, direito, relações internacionais e jornalismo, acompanharam a explanação de cada palestrante para, em seguida, realizar perguntas e expor suas opiniões. Demétrio Torres abriu o encontro, detalhando a construção da Arena das Dunas, que terá a ordem de serviço assinada nesta sexta-feira (15).

Em seguida, Rodrigo Cintra apresentou as oportunidades de geração de negócios nos diversos setores da economia e a importância do legado que ficará para Natal. O secretário destacou que serão aproximadamente 3,6 milhões de empregos gerados com a Copa, e mais de 300 mil empregos diretos na capital potiguar. “São oportunidades para os setores de turismo, hotelaria, alimentos, transportes, comunicação, cultura e lazer. Por tanto, essa é a hora de se preparar e buscar capacitação para receber o Mundial”, disse.

No que diz respeito às melhorias para Natal, Rodrigo Cintra destacou três vertentes principais, os legados físico, institucional e social, que envolvem benefícios de infra-estrutura, mobilidade, recursos humanos, tecnologias da informação e comunicação, educação, saúde e redução da violência. Quanto à capacitação, Cintra adiantou que está em fase de conclusão o acordo entre a Prefeitura do Natal e o Instituto João Havelange para o oferecimento de cursos gratuitos de línguas estrangeiras para 80 mil pessoas de segmentos estratégicos sociedade.

Finalizando a mesa-redonda, Marcelo Rosado reiterou os ganhos para economia do Estado com a vinda da Copa. Ele informou que o Sebrae mapeou 548 oportunidades de negócios para micro e macro empresas do RN, e lembrou de obras importantes como a construção do novo aeroporto de São Gonçalo e reformas no porto de Natal. O evento foi uma realização do Rotary Clube de Natal em parceria com a UNP.