A gravidez é um período especial na vida da mulher. A sensibilidade aflora, o amor toma conta do coração e da vida, porém quando ela atravessa uma fase de vulnerabilidade social, a situação que teria tudo para ser só de alegria, se torna um momento delicado. Por isso, o Plantão Social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), atua para assistir exatamente essas gestantes que passam por dificuldades financeiras.

O Programa, que tem a missão de ser a porta de entrada para famílias carentes do município do Natal. “Quando as gestantes chegam para ser atendidas pela nossa equipe, constatamos que elas não têm praticamente nada. O único enxoval é o oferecido pela Prefeitura. Damos uma atenção toda especial aos bebês que estão para nascer e doamos banheira, fralda descartável, fralda de pano, roupinhas, meias, conjunto de pente e escova de cabelo, lençol para bebe, xampu e sabonete”, especifica Lucilla Lima, chefe do Plantão Social.

Somente de janeiro a abril de 2011, a Semtas já concedeu 356 enxovais. Para ter direito ao enxoval é necessário estar no 8° ou 9° mês de gravidez e apresentar no Plantão Social da Semtas o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão de gestante (Pré-natal). “Após a apresentação dos documentos, as gestantes passam por uma entrevista social e recebem uma visita domiciliar para perceber a questão da alimentação e rendimentos, para então, conceder o enxoval e realizar os encaminhamentos para
outros programas sociais como o Bolsa Família, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Banco de Alimentos, dentre outros”, afirma a chefe.

O trabalho também é um incentivo para que as gestantes façam o  pré-natal, pois um dos requisitos para receber o enxoval é a apresentação do cartão da gestante. “É importante ressaltar ainda que os CRAS, em parceria com o Plantão Social, promovem curso de gestante com temas sobre aleitamento materno, empreendedorismo, técnicas de relaxamento, cuidados com o bebê, entre outros assuntos importantes para as mulheres”, destaca Lucilla Lima. Há ainda parceria da Semtas com a Unidade de Saúde do bairro Nazaré, que também realiza curso de gestante.