O Centro de Hidratação do projeto “Natal Contra a Dengue” desenvolvido pela Prefeitura do Natal, já realizou em menos de 20 dias de funcionamento mais de 1.300 atendimentos. O balanço mais atualizado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (6) pelo Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI). Desde quando começou a funcionar no último dia 18 de abril, o Centro de Hidratação, instalado na Avenida Pernambuco, já atendeu exatamente 1.329 pessoas com suspeita de dengue ou com outras enfermidades. Dos atendimentos realizados, 658 foram a pessoas com a doença devidamente diagnosticada. O centro é apenas uma das ações iniciadas pela Prefeitura do Natal dentro do projeto “Natal contra Dengue”.

“Nós estamos em contato permanente com o Hospital Giselda Trigueiro. Diariamente, as pessoas que chegam lá com sintomas de dengue, eles encaminham para cá. Aqui fazemos o Hemograma, o paciente é de imediato atendido pelo médico e se a doença for diagnosticada, já iniciamos o tratamento com hidratação. Se o caso for mais grave com uma evolução para a dengue tipo C, por exemplo, aí fazemos o encaminhamento para o Giselda Trigueiro, onde é feito o tratamento nas UTIs”, explica Janaína Palmeira, coordenadora médica do centro.

O espaço foi especialmente planejado para fazer, em média, cerca 100 atendimentos por dia. O paciente que se dirigir ao centro em qualquer horário, vai encontrar sempre dois médicos. Durante o dia trabalham um clínico geral e um pediatra, e à noite são dois clínicos gerais, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, assistentes de laboratórios e assistentes administrativos. O Centro de Hidratação conta também com a ajuda de veículos para o transporte de pacientes. Durante o dia são duas vans e uma ambulância disponíveis, e à noite uma van e uma ambulância.

Até o momento a população tem aprovado os procedimentos do Centro de Hidratação. “Eu fui ao Giselda Trigueiro com minha filha passando mal e com sintomas de dengue. Quando cheguei lá, eles nos encaminharam para cá em uma ambulância e aqui fomos rapidamente atendidas. Em poucos minutos, eles colheram o sangue dela, o médico já consultou e ela já ta na hidratação. Gostei muito”, diz a dona de casa Elizabete Silva, moradora do Bairro Guarapes.

O centro foi planejado para receber apenas pacientes com o pré-diagnóstico da dengue, mesmo assim está recebendo muitos casos adversos, como virose, amidalite, faringite, síndromes, dores abdominais, e dando o devido encaminhamento a esses pacientes para as unidades adequadas de pronto-atendimento, como o Hospital Giselda Trigueiro, o Hospital dos Pescadores nas Rocas, ou ainda o Walfredo Gurgel para casos de urgência grave.

“Realmente estamos com essa dificuldade nesses primeiros dias e tendo que dar conta também dessa demanda. Como aqui antes funcionava o pronto socorro da zona oeste, algumas pessoas ainda vem aqui achando que o posto reabriu para todo tipo de procedimento. Nesses casos nós não negamos o atendimento, mas explicamos que agora funciona só o Centro de Hidratação para o tratamento específico de pacientes com dengue. E caso a pessoa precise ser removida nós utilizamos nossos veículos para encaminhá-lo à uma unidade adequada”, ressalta Melina Cristine, coordenadora administrativa do centro.

NATAL CONTRA A DENGUE

Desenvolvido pela Prefeitura do Natal e executado pelo ITCI, o projeto “Natal contra Dengue” contempla atuações corretivas e preventivas. Entre as ações, também podem ser destacadas, além do Centro de Hidratação, o mapeamento dos casos de dengue na cidade (com a colocação de equipe para controle e gerenciamento das ações), mapeamento de áreas com possíveis focos por meio de fotos aéreas, elaboração de amplo material gráfico informativo com protocolos completos de atendimento, reforço imediato do trabalho de combate aos focos com a contratação de 160 agentes de endemias que já estão em plena atividade e a disponibilização de veículos para a população.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site www.natalcontradengue.com.br ou ligue para a central de atendimento do Disque Dengue, através do 0800 604 4007. Todas as ligações são guardadas e armazenadas, com todo o controle e gerenciamento das notificações e denúncias recebidas.