A Prefeitura do Natal está com tudo pronto para comemorar nesta quarta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação conta com a realização de um seminário no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), passeata na Vila de Ponta Negra e Audiência Pública, na Câmara Municipal de Natal.

No seu segundo ano consecutivo, o Seminário da Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como tema este ano “O papel do Poder Público e da Sociedade Civil”. Os trabalhos de abertura estão previstos para as 8h30 e deverá contar com a presença da prefeita Micarla de Sousa.
O seminário, que prossegue até as 16h30, irá contar com a realização de mesa redonda (duas), apresentações culturais e oficinas de instituições parceiras, além de coffee-break e almoço.

A primeira mesa redonda abordará o tema “O Sistema de Garantia de Direitos”. A sua composição contará com representantes do Ministério Público Estadual, Vara da Infância e Juventude, OAB, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Guarda Municipal de Natal, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e Centro Cultural da Vila de Ponta Negra.

Já a segunda mesa redonda, por sua vez, irá discutir a “Auto – Proteção” e será composta por representantes do CREAS/Semtas, Programa Educacional Contra as Drogas (Proerd), Canto Jovem, Semente Cidadã e Pastoral da Criança. No intervalo entre as duas mesas redondas serão realizadas apresentações culturais sendo a primeira as 12h45 e a segunda, as 14h45.

Nesta quinta-feira, 19, haverá uma passeata por várias ruas da Vila de Ponta Negra. A concentração será as 15h30, em frente à Igreja São João Batista. Haverá apresentações de Grupos Culturais e Poetas, com Ato Ecumênico no final, realizados pelo Círculo Universal dos Poetas Vivos e Afins, e Poetas Del Mundo.
A programação continua no próximo dia 26, na Câmara Municipal de Natal, com a realização de uma Audiência Pública da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente.