A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) vem desenvolvendo durante o mês de maio mutirões em diferentes áreas de baixa renda da cidade para inserir a população carente no Cadastro Único do município, realizar a revisão dos dados cadastrais e fazer o acompanhamento da saúde. “Já realizamos mutirões em Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte) e Vale Dourado. Nesta semana, até o dia 18, as atividades estão sendo na Escola Estadual Câmara Cascudo, na Rua Potiguares, Felipe Camarão; e no dia 19 na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, rua Estância Velha Neópolis, 2, próximo ao favorito da Av. Ayrton Senna”, relata Janaína Bandeira, coordenadora do Cadastro Único do Município.

A coordenadora explica ainda que os mutirões têm a finalidade de facilitar o acesso da população ao serviço e ampliar a rede de atendimento. “Muitas famílias não têm condições de se deslocar até a secretaria para se cadastrar e realizar os procedimentos do serviço (revisão cadastral e acompanhamento da saúde). Então, diante da necessidade, e, a pedido dos conselhos comunitários, estamos realizando essa ação que já está beneficiando muitas famílias”, diz a coordenadora.

Quem desejar comparecer aos locais de atendimento dos mutirões do Cadastro Único, deve portar documentação completa e original para realização dos procedimentos. “É necessário que os cidadãos maiores de 18 anos e tenham em mãos a Carteira de Trabalho, Contra-Cheque, Identidade, CPF e comprovante de residência (conta de água ou luz); e as crianças e adolescentes devem ter certidão de nascimento e declaração de vínculo escolar do ano de 2011”, ressalta Janaína Bandeira.

É importante destacar que a população que se encaixa no perfil do Bolsa Família também será inserida no programa. “Nós iremos realizar, além da atualização no Cadastro Único, a inclusão de famílias no Bolsa Família, caso obedeçam às especificidades do programa: renda familiar mensal de até R$ 140 por pessoa para famílias com crianças ou adolescentes de até 17 anos, ou, famílias que possuam renda mensal de até R$ 70 por pessoa, independente da idade dos membros”, explica a coordenadora.

O Cadastro Único atende no município de Natal 75 mil famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total, beneficiando ainda com redução da tarifa de energia e isenção de taxa para concursos públicos.