A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) juntamente com a Rede Municipal, Entidades Parceiras e com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes ( Comdica) realizam a Semana Nacional do Enfrentamento ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. “Está sendo uma semana de reflexão e compromisso aos desafios do dia a dia, na perspectiva de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município”, afirma Verônica Dantas, secretária adjunta da assistência social da Semtas.

Nesta quarta-feira (18), haverá o II Seminário da Rede Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: O Papel do Poder Público e da Sociedade. O evento terá início às 8h30 até 16h30, no Auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure), localizado na Av. Coronel Estevam, 2372, Bairro N.ª Sr.ª de Nazaré (ao lado da Rodoviária Nova). “A programação conta com mesas redondas sobre Sistema de Garantia de Direitos, Auto Proteção, Copa 2014. Haverá ainda apresentações culturais diversas”, revela a secretária.

Na quinta-feira (19), será realizada uma passeata, às 14h30, na Vila de Ponta Negra com apresentações de Grupos Culturais e Poetas, e com Ato Ecumênico ao final, realizado pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, Centro Cultural da Vila, Conselho Comunitário, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e Poetas Del Mundo.
Já no dia 26 de maio, uma Audiência Pública da Frente Parlamentar Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente irá discutir questões relativas à exploração sexual de crianças e adolescentes, às 9h, na Câmara Municipal do Natal.

PROGRAMAÇÃO II SEMINÁRIO

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura do evento
9h30 – Apresentação cultural
10h – I Mesa Redonda: Sistema de Garantia de Direitos
MPE; OAB; DCA; GMN/SEMDES; Vara da Infância e Juventude;
COMDICA; Conselho Tutelar
12h – Almoço
13h30 – II Mesa Redonda: Auto Proteção
CREAS/ SEMTAS; SME; PROERD; Semente Cidadã; CEPIB; Pastoral da Criança
14h50 - Apresentação cultural: Geraldo Maia/Socialização de Pôster
das Organizações públicas e privadas sobre a Temática
15h – III Mesa Redonda: Copa 2014
SECOPA; SETURDE; Emproturn; Comitê Popular; RENAS; ABIH
16h30 – Encerramento

Obs.: No espaço externo, na Praça Sete de Setembro, serão instaladas tendas onde haverá apresentações culturais das Instituições Parceiras.