Nesta quinta-feira (7) os servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) tiveram um dia diferente no trabalho, proporcionado pela equipe do Programa de Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm). Durante toda a manhã, os funcionários da Seturde foram contemplados com serviços de beleza, relaxamento e dicas de saúde.

“Foi maravilhoso, muito bom mesmo. Aprovei a iniciativa porque me deixou mais leve e revigorado para voltar ao trabalho”, disse Osmar de Souza, chefe do setor de informática, logo após uma sessão de massagem relaxante corporal e capilar. A assessora jurídica da Seturde, Clara Fonseca, também mostrou entusiasmo após a sessão de cuidados com a pele. “Eu adorei. Recebi dicas importantes que previnem o envelhecimento, coisas que eu não sabia. Nós mulheres estamos muito satisfeitas com a iniciativa”.

Além da massagem e da sessão de cuidados com a pele, também foram oferecidos testes glicêmicos, verificação de pressão arterial, ginástica laboral, dicas de maquiagem, e acompanhamento psicológico, este por sua vez pode ser prolongado na própria sede da Segelm dependendo da necessidade de cada servidor. A Seturde tem 45 funcionários e aproximadamente 30 estavam presentes, todos foram beneficiados.

“Nossa passagem por aqui foi muito boa, os servidores sentiram-se valorizados e nos deram uma resposta bem positiva” ressaltou Lorenna Mara Amaral, coordenadora do Programa de Qualidade de Vida da Segelm.

Ao final do dia, todos os servidores ainda assistiram a uma palestra proferida pela psicóloga da equipe. “Nós avaliamos aqui como cada servidor lida com os seis pilares da qualidade de vida que são alimentação saudável, atividade física, sono, afetividade, lazer e trabalho, e passamos dicas importantes sobre a relação com a saúde e a prevenção de doenças”, destacou Waleska Santos.

Além de percorrer a secretarias oferecendo benefícios que melhorem a qualidade de vida de todos no trabalho, a idéia do projeto é também apresentar a iniciativa ao maior número possível de servidores municipais. E principalmente, divulgar e facilitar o acesso aos serviços ofertados pela Escola Municipal de Gestão Pública (Egesp) que é vinculada à Segelm. A Egesp atua em duas vertentes, a biopsicossocial que cuida dos aspectos físicos, psicológicos e sociais dos funcionários; e a cognitiva que atua na área de treinamentos e capacitação. Todas as informações sobre a escola podem ser encontradas na página principal do site da prefeitura, o www.natal.rn.gov.br.

A Seturde foi o segundo órgão da administração municipal a receber a equipe do Programa de Qualidade Vida da Segelm. No último mês de junho, os cerca de 50 funcionários da Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental (Saga) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram beneficiados. Ainda nesse mês de julho a equipe vai à Secretaria do Gabinete da Prefeita (Segap) e a Secretaria de Comunicação (Secom) que funcionam na sede da prefeitura. Falta definir apenas a data exata.