A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (ASPLAN) estará realizando nos dias 31 de outubro e 01 de novembro uma oficina para a apresentação do Programa Anual de Saúde (PAS) 2011 e 2013, que ocorrerá nas instalações do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com atividades nos dois turnos, com início às 8h00.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Graça Pessoa, o objetivo é apresentar o PAS para as unidades de saúde. “Com o objetivo de se elaborar o PAS relativa ao ano de 2012, a SMS realizará uma oficina de trabalho com participação de todos os segmentos da secretaria, como unidades de saúde, Distrito Sanitários, departamentos e assessoria do nível central, onde será definido o conjunto de ações que permitirão concretizar os objetivos propostos no plano Municipal de Saúde, com base nos dois eixos: “Atenção Integral à saúde” e “Gestão Estratégica” e Participativa no SUS”, destacou Graça Pessoa.

Nos dias da ação serão discutidos temas em grupos seguindo os sub temas do PAS que são eles: Fortalecimento da Atenção Básica; Atenção Integral à Saúde das populações por Ciclo e Gênero; Atenção às Pessoas em Situações Especiais de Agravos; Linha de Cuidados Estratégicos na Atenção Básica; Atenção Especializada em Saúde; Assistência Laboratorial.

E ainda, Vigilância em Saúde; Promoção à Saúde; Gestão de Trabalho e da Educação Permanente em Saúde; Gestão de Insumos e de Infra-estrutura e Gestão de Recursos Financeiros; Planejamento e Informação de Saúde; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS e Controle Social, Participação, Educação Popular e Ouvidoria do SUS, e Iniciativas Transitórias para Sustentabilidade das Políticas de Saúde.

Após a discussão será marcada uma reunião para finalizar o resultado da avaliação do encontro.