O premiado documentário “Lixo Extraordinário”, que mostra o trabalho do artista Vick Muniz com os catadores de materiais recicláveis do lixão de Gramacho (RJ), será exibido gratuitamente em Natal neste sábado (10/12), às 18h, no Centro de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure), na Av. Coronel Estevam 3.705, bairro Nazaré. A exibição, promovida pelo Programa Água Brasil em parceria com a Prefeitura do Natal, será seguida de debate.

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vick Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. A direção é de Lucy Walker, com duração de 99 minutos e indicação livre.

Sobre o programa Água Brasil
O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a organização ambientalista WWF-Brasil. Em Natal, o Água Brasil desenvolve ações de consumo responsável e reciclagem, visando mudanças de hábitos e atitudes em relação à geração e ao manejo de resíduos sólidos.

Serviço:

O que: Exibição e debate do filme Lixo Extraordinário, entrada franca
Quando: Sábado, 10 de dezembro, 18h
Onde: Centro de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure): av. Coronel Estevam 3.705, bairro Nazaré.

Mais informações: Warner Bento Filho – WWF-Brasil, Assessoria de Comunicação. Telefone 61 3364 7477.

Visite: www.wwf.org.br

Sobre o WWF
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.