Semurb promoverá ações contra degradação e poluição

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), assinou um termo de ajustamento de conduta junto com o Ministério Público; o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Norte – Idema; e com a Superintendência do Ibama/RN, para por fim à degradação e poluição ambiental na Região Metropolitana de Natal, contribuída pelos lixões e matadouros públicos localizados principalmente nas margens e afluentes de rios e lagoas.

De acordo com o documento, a Semurb vai elaborar um diagnóstico contendo todas as ações de políticas públicas onde são desenvolvidos projetos de educação ambiental e vai identificar as comunidades existentes em áreas onde há a presença de lixões, abatedouros e outros pontos que atraem urubus e aves de rapina.

Além disso, ficou a cargo da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo elaborar o Projeto Agenda 21/COMVIDA para ser desenvolvido, a partir do próximo ano, nas escolas das áreas críticas.  Ainda em parceira com a Urbana, a Semurb vai realizar ações educativas que possibilitem a Coleta Seletiva nos locais em debate.

A assinatura do termo de ajustamento de conduta aconteceu na manhã desta quarta-feira (7) na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo contou com a presença do secretário Kalazans Bezerra; do Promotor de Justiça, João Batista Machado; do Diretor Geral do Idema, Marco Aurélio Martins; do Superintendente do Ibama, Alvamar Queiroz e do Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Carlos Eduardo Alves da Silva.

Durante o encontro ficou decidido que Idema e Ibama vão participar da elaboração dos projetos Agenda 21/COMVIDA e da coleta seletiva junto com a prefeitura de Natal. Os dois órgãos também ficaram responsáveis por realizar cursos de Agente Multiplicador em Educação Ambiental para 40 pessoas que vão trabalhar junto aos catadores de lixo. Também vão realizar, em parceria com os municípios da região metropolitana, oficinas e minicursos de capacitação que possibilitem a geração de emprego e renda.

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, João Batista Machado “É a primeira vez que Município, Estado e Federação se unem em prol desta causa”.

A presença dos urubus e aves de rapina, decorrentes da proliferação dos lixões, matadouros clandestinos e outros pontos irregulares de descarte de resíduos sólidos, ameaçam a aviação aérea nas áreas próximas ao aeroporto Internacional Augusto Severo e à Base Aérea, em Parnamirim, como também o futuro aeroporto Internacional em São Gonçalo do Amarante.

“Vamos trabalhar em parceria para garantir a segurança das aeronaves que voam no espaço aéreo de nossa cidade”, finalizou Kalazans Bezerra.