Técnicos da Semtas recebem curso de capacitação sobre o Siconv

Técnicos da área administrativa: compras, financeiro e assessoria de planejamento e projetos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), participaram ontem (13), de capacitação sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV), com a Diretora de Departamentos de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (SEMPLA), Ylmara Gomes.

A capacitação teve o objetivo de mostrar a parte conceitual do Sistema de Convênios, que é o instrumento utilizado pelo governo federal para administrar as transferências voluntárias dos recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos, é o Fluxo de Sistema, com sua Proposição, Execução e Prestação de Contas.

“Toda busca de transferência voluntária de recursos junto ao Governo Federal tem que ser solicitada através do SICONV, então é importante que os funcionários estejam preparados para inserção dos dados, a fim que não aconteça nenhum tipo de erro no preenchimento”, ressalta a Diretora Ylmara Gomes. Ainda segundo a Diretora, nos casos em que houver mau preenchimento dos dados, é provável que a entidade caia na lista negra do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), impossibilitando a entidade de conseguir recursos junto ao Governo Federal.

Para Flávia Bevilaqua, assessora técnica do Setor de Planejamento da Semtas, a integração foi o ponto chave da capacitação, “considero a articulação entre os setores da SEMTAS como de extrema relevância para a consecução dos projetos/convênios pleiteados pela Secretaria, na perspectiva de contribuir para o correto preenchimento dos dados no SICONV. Reuniões como esta, que promove a integração das equipes, sempre são válidas”, afirma Flávia.