DAE promove evento pelo Dia da luta Antimanicomial

O Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde vai promover, no próximo dia 17, das 14h ás 17h, no IFRN da Cidade Alta, um evento alusivo ao dia 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial.

Segundo a terapeuta ocupacional, Andressa Cristina, o evento pretende levar os participantes uma reflexão do atual sistema na perspectiva da reforma psiquiátrica, através da valorização da vida.

A programação é voltada para o público em geral, e para os usuários do serviço, e terá diversas atividades como apresentações de música, dança e poesia..

Dia da luta Antimanicomial

O dia nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira, da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde (SUS) e também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvida nas cidades italianas Gorizia e Trieste, por Franco Basaglia nos anos 60.

Em 2001, a Reforma Psiquiátrica foi definida pela Lei 10216 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Somente no final do século XX a militância por serviços humanizados conseguiu a implantação dos primeiros Centros de Atenção Psicossocial os CAPS .

Segue a programação:

Apresentação Musical

Abertura do evento

Composição da Mesa:

Cipriano – Secretário

Marcelo Coutinho – Ministério Público

Prof Maurício – UFRN

Adriano de Araujo - SESAP

Ana Karenina – Movimentos sociais

Usuário - Max

CAPSi

Apresentação Musical Coral – 2 músicas