Geográfo da Semurb apresenta estudo sobre geoconservação das Dunas na ZPA-1 em workshop Internaciona

O geógrafo da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), José Petronilo da Silva Júnior, apresentou no último dia 23 de maio, em workshop realizado na Universidade do Minho, em Portugal, a pesquisa “Dinâmica, evolução e geoconservação das Dunas na Zona de Proteção Ambiental (ZPA-1). O evento contou com a participação de pesquisadores de vários países, entre eles Espanha, Reino Unido e Suíça.

O evento é promovido todos os anos pelo Programa de Pós Graduação em Patrimônio Geológico e Geoconservação da Universidade do Minho, um dos principais centros de pesquisa em geoconservação do mundo. O objetivo é trocar experiências entre os membros da comunidade científica envolvidos com pesquisas nesse âmbito. O Brasil participou  com três exposições de pesquisadores, entre elas a do geógrafo potiguar.

As demais pesquisa foram: “A educação ambiental e o ensino das geociências em unidades de conservação”, de Cauê Oliveira , da Universidade Estadual de Campinas  e  “A Caracterização e avaliação de geosítios no Vale dos Dinossauros em Souza/PB”,  de Wellington Santos , da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A pesquisa de José Petronilo foi iniciada em 2010 e desenvolvida com foco na análise da dinâmica dunar existente face a pressão urbana nela incidente, tendo como foco a aplicação de técnicas de inventariação, proteção e recuperação das áreas degradadas. Foram abordados aspectos relacionados a ocupação nas áreas lindeiras à ZPA -1, ações de degradação presentes no Parque da Cidade Don Nivaldo Monte (com destaque para as queimadas) com repercussões à dinâmica dunar, bem como na construção de proposições de aperfeiçoamento de gestão e intervenção com foco na recuperação e geoconservação.

Segundo o professor douto,  Luiz Miguel Nieto, da Universidad de Jaén, na Espanha, os casos brasileiros apresentados destacam problemas no trato da geoconservação muitos próximos a casos já conhecidos na Europa. “A geoconservação, ao contrário da conservação biológica, tem como principal preocupação a salvaguarda do Patrimônio Geólogico, face as presentes ameaças de degradação perpetradas pelo homem no território”, ressaltou.

José Petronilo da Silva Júnior é geográfo da Semurb, tendo exercido a função de Diretor do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb e participado da elaboração do Plano de Manejo do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Está afastado de suas funções desde janeiro de 2012 para se dedicar ao doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.