Fórum vai discutir controle e prevenção da Dengue

Controle e Prevenção à Dengue será o tema do I Fórum de Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde que acontecerá no próximo dia 28, a partir das 8h30min, na Biblioteca Pública do Santarém. O evento é promovido pelo Distrito Sanitário Norte I em parceria com o Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a gerente do Distrito Sanitário Norte I, Genilce Maciel, "o objetivo do fórum é sensibilizar e integrar os agentes de saúde de controle de endemias e do PACS para fazer uma ação de controle e prevenção da dengue", explica
A Dengue é uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, causada por um vírus do grupo flavivirus, que possui quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DEN3, DENV4. Esse vírus está presente no Brasil desde 1982, sendo que a partir de 1990, tem-se registrado casos de maior gravidade.

A transmissão ocorre através da picada do mosquito aedes aegypti,e a doença pode se manifestar desde formas inaparentes até quadros graves (febre hemorrágica da dengue), podendo evoluir para o óbito. Na dengue, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39º a 40ºC), associado à cefaléia, dores musculares, náuseas, vômitos, diarréia, entre outros sintomas.

Programação:
13:30 as 13:50 – Integração das Vigilâncias - Convidado: Bióloga e Diretora do CEREST – Tânia Barbosa
14h10min às 14h50min - Situação Dengue em Natal e Apresentação da Ficha de Notificação - Convidado: Gestor Ambiental e Coordenador do Programa da Dengue do CCZ – Lucio Pereira Silva
14h50min às 15h10min – Intervalo
15h10min às 15h30min - Apresentação Cultural
15h30min às 16h – O papel da VISA na prevenção controle da Dengue - Convidado: Chefe do setor de Vig. Sanitária - Ana Cristina Barbosa S. Ferreira
16h às 16h40min – Debate
16h40min às 17h - Encerramento