Alunos da Escola Municipal Maria Cristina Osório visitam pontos culturais de Natal

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Os alunos e professores da Escola Municipal Maria Cristina Osório, localizada no bairro de Felipe Camarão, visitaram na quinta-feira (18) pontos históricos e culturais da cidade. A aula passeio faz parte do projeto “Vamos Conhecer Natal”. A proposta é possibilitar que os estudantes possam interajam com o local em que habita e que se tornem cidadãos participativos.

Cerca de 40 estudantes das turmas do 5º Ano, na faixa etária dos nove aos 11 anos, realizaram o “Roteiro Cultural 02”, que estabelece a visita em cinco pontos culturais da cidade: Teatro Alberto Maranhão, Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Praça Augusto Severo, Casa de Câmara Cascudo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No Teatro Alberto Maranhão os alunos conheceram todas as instalações e estrutura interna do prédio. Aprenderam sobre a parte histórica e questões de iluminação e cenografia. Muitos deles, como a estudante Nathálya de Alexandre Oliveira, de 11 anos, estavam entrando no teatro pela primeira vez. “Gostei demais de conhecer o teatro. Em breve quero assistir uma peça ou um show musical”, disse.

No Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão os estudantes conferiram o acervo artístico da instituição, como exposição de cordel e quadros em arte ingênua e foram acompanhados pelo guia Herbert Miguel. Visitaram as salas de danças populares do RN e de brinquedos antigos e brincadeiras. Além de explicações sobre as origens das religiões.

Em todos os cinco pontos culturais, os adolescentes foram guiados pelo assessor técnico do setor de Cultura e Desporto da Secretaria Municipal de Educação (SME), o professor Damião Cezar, que contou a história de cada local e a importância que eles representam para o desenvolvimento da arte, cultura, história e lazer na cidade.

Segundo o professor Damião Cezar participam do projeto 26 escolas da rede. Cada escola pode escolher entre três roteiros apresentados, levar 30 alunos por vez em cada turno e três professores para fazer o acompanhamento do percurso. “As escolas tem direito a dois passeios diferentes, um por turno, e os alunos são levados em ônibus disponibilizados pela Secretaria de Educação”, contou.

Para a aluna Mariana de Oliveira Lourenço, de nove anos, a chance de visitar todos os pontos culturais que ela não conhecia. “O que eu mais gostei foi o Museu de Cultura Popular, porque aprendi como vivia o povo no passado”.