Oficina discute implantação de ouvidoria na SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta terça (30), às 8h30, no Auditório do IFRN Cidade Alta, uma oficina para a implantação de uma ouvidoria na Secretaria. A oficina é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilderlei Soares, a oficina teve como objetivo ver e analisar o que foi feito e a partir da discussão identificar as condições em que se encontra o sistema atual para elaborar o cronograma de criação de uma ouvidoria.

Para a criação do serviço existem alguns critérios, como o lançamento de um Edital que permitirá a escolha, pelo secretário municipal de Saúde, de uma lista com seis pessoas das quais três serão escolhidas pelo Conselho Municipal de Saúde, além da definição do espaço físico da ouvidoria.

A oficina teve a participação dos diretores dos quatro Distritos Sanitários; do representante da Ouvidoria Geral do Município (OGM) e dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Ouvidoria do município
A informação do representante da OGM na oficina é que o novo sistema de ouvidoria da prefeitura está 100% pronto, faltando apenas alguns ajustes para que passe a funcionar, devendo estar no ar em aproximadamente 120 dias. O novo sistema vai facilitar o processo de denúncia e escuta por meio do preenchimento de um formulário que deverá dar mais rapidez ao processo.

Atualmente a Ouvidoria Geral do Município funciona na rua Vigário Bartolomeu, 572 - Cidade Alta e recebe denúncias pelo e-mail ouvidoria@natal.rn.gov.br ou do telefone 3232-9051.