Natal participará da Pesquisa Nacional de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal vai lançar, na segunda-feira (12), em evento no Hotel Praiamar, a Pesquisa Nacional da Saúde, uma ação promovida pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Pesquisa Geográfica (IBGE). A pesquisa pretende produzir dados sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população brasileira, e terá início a partir de 19 de agosto.

Em Natal a pesquisa será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e serão pesquisados 94 setores censitários, abrangendo 1.222 domicílios. O levantamento de dados terá duração de três meses e, também, vai obter informações sobre a atenção à saúde, o acesso e uso dos serviços de saúde, à continuidade dos cuidados e os financiamentos da assistência de saúde.

De acordo com a coordenadora do Núcleo das Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dants), Geane Benedito, nos domicílios que participarem da pesquisa serão aplicados questionários a todos os moradores e destes será escolhido um morador para aprofundamento da pesquisa e medidas antropométricas (altura, peso e circunferência abdominal). Em 25% dos domicílios entrevistados serão coletados amostras de sangue para exame laboratorial por técnicos de laboratório, conveniado com o Ministério da Saúde. Os resultados dos respectivos exames serão enviados ao entrevistado pelo correio.

O entrevistado que apresentar alteração no momento da verificação da pressão e do exame de glicose receberá uma carteira com identificação do IBGE e do MS, e será orientado a procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência.

Segundo Geane Benedito, uma equipe com uma carta do IBGE chegará às residências que serão pesquisadas explicando a pesquisa e pedindo a autorização dos moradores.

A SMS solicita à população receber bem o técnico do IBGE em sua casa, pois ele estará contribuindo para dar andamento à pesquisa, que trará benefícios aos serviços de saúde da cidade. O técnico estará devidamente uniformizado com colete, crachá e bolsa do IBGE, contendo identificação.
O telefone para tirar dúvidas é 0800 721 8181.