Clínica de Vôlei tem participação de professores da SME

Crédito da imagem: Adrovando Claro

O instituto Compartilhar/Voley Club de Natal que mantém uma parceria há cerca de sete anos com a Prefeitura Municipal de Natal, trouxe três instrutores para aplicar uma clínica de Mini Vôlei voltada para qualificação dos professores da SME, com uma programação repleta de atividades teóricas e práticas. Uma turma de 35 professores participaram da clinica esportiva até o último sábado (10/08) com aulas na Universidade Potiguar e exercícios práticos na quadra de esporte do Colégio CEI.

“Essa clinica tem uma metodologia diferente de trabalho para divulgar a modalidade esportiva, ensinando a criança os fundamentos iniciais numa quadra menor. Os professores da Rede Municipal tem a opção de utilizar qualquer espaço da escola para aproveitar a prática do voleibol”, destacou Cláudio José, professor do projeto Compartilhar. A instrutora Flavia Neves enviada pela sede do Instituto Compartilhar, comentou que a clinica de vôlei inclui no conteúdo teórico outros conceitos, como o ensino de valores sociais, integração, participação, formação moral e coordenação motora. “Termos como responsabilidade, cooperação, respeito e autonomia fazem parte do eixo fundamental para os professores aplicarem durante as aulas, paralelamente as técnicas do esporte”, explicou Flávia.

Na quadra, a instrutora Ana Elisa Caron administrou alguns princípios aos professores como as regras básicas adaptadas ao vôlei 2 x 2 e 3 x 3, demonstrando uma experimentação prática com uma serie de dinâmicas de alunos numa quadra menor, intercalando com os professores. Outro instrutor, Fabio Okasaki, apresentou exercícios também com alunos numa construção de fundamentos do voleibol com variações na condução da bola, que pode ser aplicada de acordo com o planejamento das aulas.

A estudante Iara Elise de 10 anos, do quarto ano fundamental da E. M. Mário Lira, relatou que participa do Projeto Compartilhar a um ano, comparece duas vezes por semana e acha muito bom a atividade, porque aprendeu a jogar vôlei em equipe na modalidade Baby Avançado, juntamente com mais cinco alunas da mesma escola. A professora de Educação Física Priscila Carla da Silva da E.M. Djalma Maranhão, disse que essa clinica vai promover uma renovação e mais um esporte dentro das aulas de educação física. “Traz mais um projeto que vai atuar na escola, promovendo inclusão e até para estimular os alunos a participarem dos Jogos Municipais Estudantis”, enfatiza a professora Priscila, apontando na quadra um dos seus alunos que participa do Projeto Compartilhar pela E.M. Ascendino de Almeida. Outra escola que ela também ensina e tem mais seis alunos no projeto.

O coordenador do Instituto no Rio Grande do Norte, Breno Cabral mencionou que a clinica de mini vôlei desta vez inverteu o processo educativo. Em vez de levar apenas três ou quatro professores da SME para aprendizado na sede do instituto, agora o aproveitamento foi enorme, trazendo instrutores experientes para Natal. Neste aspecto, além de ampliar as vagas para os professores, essa parceria entre a Prefeitura Municipal de Natal, UNP e o CEI, estabeleceu vantagens e facilidades para os educadores mostrando o sucesso que foi a clínica de mini-volei.