Região Leste escolhe prioridades para o Orçamento Participativo do próximo ano

Crédito da imagem: Divulgação Sempla

A população da Região Administrativa Leste definiu na tarde deste sábado (10), durante plenária na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza, quais serão as prioridades temáticas para obras e serviços executadas dentro do Orçamento Participativo (OP) do próximo ano. Uma comissão interina entre os participantes também foi escolhida.

Os temas eleitos, por ordem de prioridade, foram Educação, Saúde e Obras, Urbanismo e Saneamento Básico. Em novembro, durante o I Congresso do Orçamento Participativo de Natal, a população escolherá quais obras e serviços especificamente serão contemplados. A gestão anterior não incluiu o OP no orçamento de 2013, por isso nada pode ser executado este ano utilizando a ferramenta de participação popular.

Antes da votação, os secretários Virgínia Ferreira (Planejamento), Justina Iva (Educação), Sávio Hackradt (Gabinete Civil), Dácio Galvão (Cultura), Luiz Eduardo Machado (Esportes), Raniere Barbosa (Serviços Urbanos), Ilzamar Pereira (Assistência Social) e o secretário adjunto da Saúde, Ion Andrade, apresentaram as ações previstas por suas pastas para a Região Leste.

Eles ressaltaram a importância do OP como ferramenta de aproximação entre a população e a administração. “O Orçamento Participativo é prioridade na nossa gestão. Nós queremos fortalecer a cultura da participação, do controle social e da fiscalização”, disse Virgínia Ferreira. O prefeito Carlos Eduardo e o secretário Heverton de Freitas (Comunicação), a liderança comunitária da região Leste, Nilson Venâncio, também estiveram presentes na reunião.

A próxima plenária temática será realizada no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) dia 24 de agosto com a população da região Oeste.