Projeto Paralapracá será lançado em Natal nesta sexta-feira

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta sexta-feira (16) o Projeto Paralapracá realizado pelo Instituto C&A com apoio técnico da organização formadora Avante – Educação e Mobilização Social. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento as crianças que freqüentam instituições de Educação Infantil com vistas ao seu desenvolvimento integral. O lançamento vai acontecer às 8h30 e será realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure).

Natal é uma das sete cidades do Nordeste que participará desse projeto que tem como meta alcançar 51 mil crianças em 2013 contemplando 350 escolas de Educação Infantil. Realizado desde o ano de 2010, o projeto aposta na formação dos profissionais da educação como condição necessária para a qualidade do ensino. O Paralapracá procura estimular o desenvolvimento de uma estrutura física e material pensada para que as crianças possam ter maiores oportunidades de vivenciar uma educação que atenda as suas reais necessidades.

Na rede de ensino da capital potiguar, o projeto contemplará 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) localizados nas quatro regiões administrativas; 51 Coordenadores Pedagógicos; 360 docentes; e 5.365 crianças (creche/ 0 a 3 anos e pré-escola/ 4 a 5 anos e 11 meses). Atualmente, a cidade possui 69 Centros Municipais de Educação Infantil, 13 escolas do Ensino Fundamental com turmas da Educação Infantil e 19 escolas conveniadas do Programa Pré Escola para Todos (PPEPT).

PARCERIAS
A coordenadora geral do projeto, Mônica Samia ressalta que “toda criança tem direito a um ambiente no qual ela possa contar com a educação e o cuidado apropriados a sua faixa etária e em que seja respeitada a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”. De forma direta, o projeto atua junto aos Coordenadores Pedagógicos das instituições de educação infantil e técnicos das Secretarias Municipais de Educação parceiras do projeto, além de professores e crianças destas instituições. Indiretamente, as ações alcançam profissionais das instituições: auxiliares e funcionários, além das famílias que frequentam creches e pré-escolas atendidas pelo projeto Paralapracá.

No início de junho deste ano, o Instituto C&A enviou 29 pessoas para a cidade de Regio Emilia, referência mundial em educação infantil, visando mobilizar as redes parceiras e a consolidação de políticas públicas voltadas para este segmento nos municípios. A experiência vivenciada pelos gestores trouxe impactos importantes na forma de enxergar as possibilidades para educação infantil. A expectativa é apontar novos caminhos para o atendimento às crianças na primeira infância e propor rumos para que a cidade possa propiciar a participação e a inclusão deste público.

No primeiro ciclo (2010 a 2012), o Paralapracá atuou em cinco municípios do Nordeste: Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guarapes (PE), Teresina (PI), Campina Grande (PB) e Caucaia (CE). Em 2013, o projeto entra para o segundo ciclo (2013 a 2016) agregando mais cinco municípios: Natal (RN), Camaçari (BA), Maracanaú (CE), Maceió (AL) e Olinda (PE). Dois dos municípios do ciclo I (Teresina e Jaboatão dos Guarapes) permanecem para uma formação presencial e a distância que visa qualificar os registros com vistas à consolidação da cultura e da documentação nas instituições.