Crianças e Adolescentes assistem palestra sobre “Pluralidade Cultural”

Respeitar os diferentes grupos e culturas é o desafio da “Pluralidade Cultural”, tema que será abordado nesta terça-feira ( 20/08), a partir das 9h, no Núcleo dos Fuzileiros Navais da Marinha - Rua Marcílio Dias, s/n, Quintas, para as crianças e adolescentes assistidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com o Grupo de Fuzileiros Navais da Marinha.

A apresentação faz parte de um cronograma anual de atividades, que em cada mês trabalha uma temática diferente. Em 2013, já foram abordados os seguintes temas: Meio ambiente, Família, Combate à Exploração Sexual, Combate ao Trabalho Infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem, por isso é importante mostrar essa realidade para nossos usuários, no que diz respeitos aos costumes locais”, ressalta Ângela Lopes, Diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB).

Nesse evento, será destacada a importância da diversidade na cultura, valorização da tradição e costumes locais, seja na música, alimentação, etnia, dança, artes etc., Enfatizando manifestações como Bumba meu boi, a capoeira, a literatura de cordel e também a música.

Para finalizar os trabalhos haverá a apresentação do renomado flautista Carlos Zens, e na parte da tarde haverá uma mostra da “Música Nordestina”, com apresentação do tecladista Cleílton Santos (Músico DPSB), com destaque para o cantor “Luiz Gonzaga”.