Programa Saúde na Escola é tema de seminário de educação e saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), vai realizar nesta sexta-feira (23), às 8h30, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), o Seminário: “Educação e Saúde: Qualificando a Intersetorialidade no PSE”, onde estarão reunidas as unidades de Saúde e escolas contempladas no Programa Saúde na Escola 2013.

As secretarias municipais de saúde e de educação, bem como representantes dos respectivos ministérios, estarão presentes para promover uma ação conjunta e efetiva de gestão, onde a atenção e a educação básica se unem para uma análise situacional e identificação das necessidades locais.

Segundo a coordenadora das Ações Programáticas em Saúde (PSE), Clarissa de Leon Soares, o programa define estratégias específicas de cooperação para o cuidado dos escolares, promovendo a saúde e identificando necessidades de atendimento.

"Dentre as ações do PSE na área de saúde destacamos a avaliação da saúde bucal; saúde ocular; verificação da situação vacinal; avaliação antropométrica (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global); agravos de saúde como: hipertensão e diabete; alimentação saudável, prevenção de DST/AIDS e sexualidade, práticas corporais, saúde ambiental, dentre outras." complementou Clarissa.
O programa entra em ação a partir deste seminário, com a articulação de outros serviços na criação da rede comunitária, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Departamento de Vigilância em Saúde e diversos parceiros.

O Cemure fica localizado na Avenida Rua Coronel Estevam, 3705 - Nossa Senhora de Nazaré.