Comunidade solicita a construção de monumento em homenagem a Felipe Camarão

Comunidade  solicita a construção de monumento em homenagem a Felipe Camarão

Alunos, funcionários e professores da Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada no bairro de Igapó, na zona Norte, promoverão nesta sexta-feira (23), às 9 horas, um evento para marcar a entrega de um abaixo-assinado à Prefeitura de Natal. O documento solicita a construção de monumento em homenagem ao Herói da Pátria, Dom Antônio Felipe Camarão, agraciado com o título atribuído pela lei n° 11.701, de 6 de agosto de 2012.

Intitulado “A petecada”, o evento está inserido na programação do Agosto da Alegria. Consta de uma oficina e roda de peteca – jogo indígena -, palestra, panfletagem e protocolo das listas do abaixo-assinado junto ao Palácio Felipe Camarão, sede do governo municipal. O movimento iniciou no dia 12 de junho e, conforme o coordenador do Grupo de Estudos Indígenas da Escola Municipal Irmã Arcângela, Aucides Sales, a meta é coletar 500 assinaturas até amanhã. De posse das listas do abaixo-assinado, uma comissão protocolará o documento no Palácio Felipe Camarão.

Ainda de acordo com o professor e pesquisador, o monumento deve ser construído no local chamado Alto da Torre, no bairro Salinas, na zona Norte, onde, no século 17, existiu a aldeia de Felipe Camarão, no ponto mais alto da cidade. O memorial servirá de marco importante na política de preservação da memória indígena no município.

Segundo herói indígena do Brasil, Felipe Camarão nasceu na comunidade de Araçá, no município de Ceará-Mirim, e foi batizado na Aldeia Velha, que ficava localizada no Alto da Torre, no bairro Salinas.

A lei que outorga o título de Herói da Pátria a Felipe Camarão foi promulgada a partir de projeto de lei de autoria do senador pernambucano Marco Maciel, atendendo ao apelo do Alto Comando do Exército Brasileiro, acionado pelo comando da 7ª Brigada Felipe Camarão, que se comoveu com as atividades artísticas e cívicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Indígenas da Escola Municipal Irmã Arcângela. Felipe Camarão é proclamado herói municipal, estadual e nacional pela sua bravura e defesa da Pátria.