Fiscais da Semurb lavram auto de infração ambiental contra empresa que fazia corte de duna


Fiscais da Semurb lavram auto de infração ambiental contra empresa que fazia corte de duna
Crédito da imagem: Assessoria de Imprensa Semurb

Atendendo a uma denuncia de que havia máquinas promovendo corte de duna na Zona de Proteção Ambiental III (ZPA-3) entre a avenida Dão Silveira e rua Ministro Miguel Seabra Fagundes, no Pitimbu, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram no local e identificaram uma área degradada de cerca de meio hectare. A ação que aconteceu na manhã de quinta-feira (29), e contou com o apoio da Guarda Municipal (GAAM).

Ao chegar ao local os fiscais se depararam com trabalhadores, que estavam próximos da área e informaram que havia uma empresa contratada para fazer o serviço. O mestre de obras ligou para o responsável, que compareceu ao local e foi informado que deveria suspender imediatamente os serviços. Na oportunidade foi lavrado um auto de infração ambiental com previsão de multa grave por realizar o serviço sem licença.

No local havia sinais de animais silvestres, plantas nativas e exóticas e até um Jacarandá, espécie que está em risco de extinção. O fiscal ambiental, Gustavo Szilagyi, explicou que depois da movimentação de terra todo o ecossistema daquela área teria sido alterado e muitas daquelas espécies não voltariam a aparecer no local, já que devido à mudança na terra muitas sementes e proteínas se perderiam.

O fiscal esclarece ser uma grande perda para o meio ambiente porque a destruição do ecossistema das dunas, principalmente em dunas vegetadas, onde se tem um ecossistema composto por flora nativa fixadora, e junto dela vários representantes da fauna terrestre como pequenos insetos, mamíferos de pequeno porte como a raposa o guaxinim, o timbu, que fazem o uso dessas áreas para se alimentar, reproduzir e morar perca o seu referencial.
“Esse também é um dos motivos da Semurb manter a fiscalização diária nessas áreas de proteção, com intuito de evitar esse tipo de perdas para a sociedade”, reforça.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389