Cesta Básica registra queda de 2,43% em fevereiro

Depois da alta registrada em janeiro, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra queda de 2,43% em fevereiro de 2011, em relação ao mês passado. Entretanto, na última semana de fevereiro a variação da cesta básica foi positiva (+0,27%).

Nos mercadinhos, ao contrário das grandes redes, a cesta básica registrou aumento (média de 0,49%).

O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – foi de R$ 365,10 na última semana de fevereiro (nos supermercados e hipermercados), contra R$ 374,21 no final de janeiro/2011. Nos mercadinhos o custo da cesta básica fechou fevereiro em R$ 371,58, contra R$ 369,75 em janeiro/2011.

O comportamento dos preços da cesta básica nos supermercados e hipermercados de Natal pode ser observado no gráfico abaixo:

ÍNDICE NEGATIVO DE FEVEREIRO FOI PROVOCADO PELA REDUÇÃO DE 3,69% NOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e três (23) subiram em fevereiro/2011, e dezessete (17) sofreram redução.

O índice negativo de fevereiro foi provocado pela redução média de 3,69% nos produtos industrializados e semi-elaborados. Já os legumes, frutas e verduras subiram 7,09% em fevereiro e os produtos de higiene e limpeza, +3,12%.

As maiores reduções de fevereiro ocorreram no feijão carioquinha tipo 1 (caiu 19,0%), na carne bovina de 2ª (-13,0%), macarrão com sêmola (-10,6%), ovos (-9,9%), carne bovina de 1ª (-9,5%), açúcar cristalizado (-8,3%) e frango congelado (-7,7%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram variação positiva em fevereiro, destaque para o jerimum leite (subiu 16,4%), sabão em barra (+11,6%), banana pacovã (+9,5%), alface (+9,2%), fubá pré-cozido (+7,9%), café moído (+7,4%) e tomate (+7,3%).

NOS MERCADINHOS A CESTA BÁSICA AUMENTOU 2,34% EM JANEIRO

Ao contrário do que ocorreu nas grandes redes, nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou variação positiva. Com efeito, no mês de fevereiro os preços subiram, em média, 0,49% nos mercadinhos, em relação a janeiro de 2011.

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Cidade Satélite, Planalto, Pajuçara, Panatis, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado). Dos quarenta (40) itens pesquisados pelo PROCON NATAL, trinta (30) subiram em fevereiro e dez (10) sofreram redução.

Os produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,32% (média), os produtos de higiene e limpeza subiram 2,0% e os legumes, frutas e verduras, +1,23%.

Os maiores aumentos de fevereiro – nos mercadinhos – ocorreram na cebola pera (subiu 13,0%), batata doce (+8,3%), banana pacovã (+7,7%), água sanitária (+7,6%), biscoito de maizena (+7,3%), cheiro verde (+5,5%) e biscoito ‘cream cracker’ (+4,9%).

Por outro lado, dentre os produtos que sofreram redução, destaque para o feijão carioquinha tipo 1, que caiu também nos mercadinhos (-15,8%), seguido pelo chuchu (-9,8%), tomate (-9,2%), batata comum (-6,3%) e jerimum leite (-4,7%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata, na última semana de dezembro, entre os supermercados e hipermercados, era a do Supermercado NORDESTÃO – CIDADE JARDIM (R$ 331,89). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do BOM DIA SUPERMERCADOS – ALECRIM (R$ 343,01).

Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o PROCON NATAL conclui que a mais barata é a dos supermercados (R$ 356,93), seguido pelos mercadinhos (R$ 371,58) e pelos hipermercados (R$ 373,28).

Veja abaixo o gráfico do custo médio da cesta por tipo de estabelecimento e o custo médio da cesta básica nas doze lojas pesquisadas pelo PROCON NATAL.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis para download ou visualização na seção "Pesquisa de Preço" deste site.