Cesta Básica acumula alta de 1,28% nas duas primeiras semanas de maio

A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal acumula alta de 1,28% nas suas primeiras semanas de maio, em relação à ultima semana de abril. Na primeira semana de maio a cesta básica acusou aumento médio de 1,75%, recuando 0,46% na segunda semana. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 368,66 no final de abril, subiu para R$ 375,10 na primeira semana de maio, recuando para R$ 373,38 na segunda semana.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e um (21) subiram nas duas primeiras semanas deste mês, dezoito (18) sofreram redução, e um – leite pasteurizado tipo C – permaneceu estável.

O índice positivo destas duas primeiras semanas de maio deveu-se ao aumento médio de 1,35% nos produtos industrializados e semi-elaborados – os que mais pesam na composição da cesta – e de 2,59% nos produtos de higiene e limpeza. Já os legumes, frutas e verduras caíram 0,09% nestas duas primeiras semanas de maio.

Os maiores aumentos nesta primeira quinzena de maio foram constatados na alface (+25,5%), seguido pelo filé de merluza congelado (+15,6%), chuchu (+14,1%), sal refinado (+11,0%), sabonete comum (+9,9%), carne bovina de 1ª (+6,3%), jerimum leite (+6,2%) e biscoito ‘cream cracker’ (+5,7%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram redução de preço nas duas primeiras semanas deste mês, destaque para a laranja pera (-20,0%), fubá pré-cozido (-15,7%), macaxeira (-8,3%), batata comum (-8,2%), ovos (-6,8%), batata doce (-6,4%) e açúcar cristalizado (-5,3%). A batata comum que vinha com tendência de alta até a primeira semana de maio registrou queda de 11% nesta segunda semana.

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa (12/05/11) era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 348,71), seguido pelas três lojas do NORDESTÃO – SALGADO FILHO, CIDADE JARDIM E ZONA NORTE.

A diferença percentual entre o maior valor e o menor valor da cesta básica nos diversos estabelecimentos é de 15,7% (maior valor: R$ 403,33; menor valor: R$ 348,71), o que representa R$ 54,62.

Seguem, abaixo, os quadros do ranking dos estabelecimentos nas duas primeiras semanas de maio.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis para download na seção "Pesquisa de Preço" deste site.