Atendimento odontológico atrai usuários aos AMEs

O serviço odontológico dos Ambulatórios Médico Especializado (AMEs) de Nova Natal, Planalto e Brasília Teimosa está recebendo a aprovação dos usuários. Os usuários que não estavam acostumados a cuidar na saúde bucal estão surpresos com a qualidade dos serviços. É o caso o caso da usuária do AME Planalto, Ana Lúcia de Melo. “Eu falo dos dentistas com orgulho. Nunca tivemos um acesso tão rápido, fácil e de qualidade para fazer tratamentos dentários”, afirma.

A equipe de 28 odontologistas e 14 assistentes de saúde bucal dos AMES foi responsável por realizar mais de 12.100 mil atendimentos no mês de abril. Para o diretor técnico de odontologia, Dr. Ruy De Bessa Medeiros, a aprovação do atendimento pela população é o resultado de um esforço técnico contínuo, que mantém o equilíbrio entre demanda e qualidade. “Nosso foco é um atendimento humanizado e é preciso que a equipe esteja afinada para oferecer o melhor. Todos os consultórios dispõem de equipamentos novos e sempre realizamos treinamentos e reuniões de avaliação. Tudo para atender mais de 240 pacientes diariamente”, explica.

A marcação é diferenciada e prioriza idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. O paciente consegue ser atendido e marcar sua próxima consulta para a semana seguinte. “Se um paciente é atendido na quarta-feira ele conseguirá marcar o retorno para a próxima quarta. Além de minizarmos as ausências, o tratamento segue a continuidade adequada e o usuário consegue programar-se”, destaca Dr. Ruy De Bessa.

Assim como os demais serviços, a consulta e os tratamentos odontológicos básicos são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A faixa etária é bem variada. Atendemos crianças, idosos, adultos e também nos programamos para que haja sempre a possibilidade de atender a um caso de urgência”, diz a dentista Dra Cláudia Praxedes, do AME Nova Natal. São procedimentos como restaurações, extrações, limpeza, raspagem e pronto atendimento. Casos de maior complexidade são encaminhados para centros de referência da prefeitura.

A dona de casa, Maria Jean, garante que o medo da cadeira do dentista sumiu. “Também, cuidaram dos meus dentes com tanto cuidado que nem parece que fui ao dentista. Já marquei meu retorno para terminar a restauração e recomendo o serviço com toda a certeza”.