Seu consumo consciente pode ajudar a proteger as florestas


Seu consumo consciente pode ajudar a proteger as florestas

Dia 17 de julho é Dia de Proteção às Florestas. Uma das maiores ameaças a este ecossistema é o desmatamento, que continua avançando em grandes proporções. Dados oficiais do governo brasileiro mostram que, entre agosto de 2010 e fevereiro de 2013, foi desmatada uma área estimada em 12.589 km2 de florestas na Amazônia, da qual 62,2% foi ocupada por pastagens. São quase oito mil km2 de florestas virando pasto, área equivalente a cinco vezes o município de São Paulo, ou 1 milhão de campos de futebol.

Todo produto tem uma história que começa na extração de matérias-primas e termina no descarte do produto. Hoje, o desmatamento faz parte da maioria das cadeias produtivas daquilo que consumimos - como a carne, que citamos no exemplo acima.

Mudanças de hábito em favor do consumo consciente podem contribuir para mudar essa realidade, favorecendo um modo de produção e consumo mais responsável e sustentável. Reduzir o consumo cotidiano de carne, por exemplo, pode ajudar a mudar o cenário de devastação da Amazônia.

Assista ao vídeo acima, que convida os internautas a assinar uma petição em favor de um projeto de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero. Assine, divulgue, compartilhe: www.ligadasflorestas.org.br! Além disso, os depoimentos também explicam como o consumo nas grandes cidades está relacionado às matas brasileiras e divulga as ações que podem ser realizadas no seu cotidiano para apoiar essa causa.

Fonte: Portal do consumidor

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389