Defesa Civil vistoria áreas de encosta na zona Oeste de Natal

A medida é preventiva e visa esclarecer à população dessas áreas sobre os riscos de deslizamento nos períodos de chuva.
Crédito da imagem: Divulgação Semdes

O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas de Natal, órgão vinculado a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), deu início na manhã desta quarta-feira (10) a uma série de visitas as áreas de encostas de Natal.

Quatro bairros da zona Oeste (Cidade Nova, Nova Cidade, Planalto e Felipe Camarão) tiveram áreas vistoriadas por técnicos da Defesa Civil, junto com homens do Corpo de Bombeiros e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semurb).

O responsável pela Defesa Civil em Natal, coronel Marcos Rodrigues, disse que as visitas estão sendo feitas em caráter preventivo. “Nosso trabalho é averiguar as áreas propícias a deslizamentos de terra e soterramento por dunas e orientar a população sobre esses riscos, principalmente no período das fortes chuvas na cidade”, informou.

Os técnicos da Defesa Civil observaram uma grande quantidade de habitações junto às encostas. No bairro de Cidade Nova, só na área visitada, foram verificadas mais de 30 casas irregulares, erguidas no “pé do morro”.

De acordo com Simon Klecius, técnico da Semurb, Natal possui 73 áreas de risco, incluindo as áreas de encostas, as regiões de alagamento e de sub construções. “Junto com a Defesa Civil, iremos às regiões de encosta apresentar para essa população o plano de risco criado pela secretaria”, explicou.

Ainda na visita, o Corpo de Bombeiros fez uma avaliação dos riscos das áreas percorridas pela Defesa Civil. “Nossa missão aqui é averiguar os riscos e isolar ou interditar as áreas críticas. Também nos preocupamos em conscientizar a população para evitar novas construções”, disse o aspirante à oficial dos Bombeiros, Carlos Enrique da Silva.

O bairro de Mãe Luiza e a região do Parque das Dunas são as próximas áreas a serem vistoriadas pelas equipes. Na próxima semana o trabalho segue para a zona Norte de Natal.

“Nosso trabalho só se encerra após vistoriarmos todas as áreas de encosta da cidade. E logo após, será confeccionado um relatório contendo um mapeamento das áreas de risco. Esse levantamento servirá de base para as ações da Prefeitura no sentido de evitar acidentes durante o período chuvoso”, concluiu Marcos Rodrigues.