Primeiro terreno do Projeto Jogo Limpo é inaugurado

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A comunidade do Santa Catarina recebeu na noite desta sexta-feira (26), a primeira unidade do projeto Jogo Limpo, que transforma terrenos que antes eram usados como depósitos de lixo, em áreas para prática do esporte e lazer da população. O ponto escolhido fica localizado na rua Rio Sul, ao lado da Escola Estadual Peregrino Júnior e por trás do Hospital Santa Catarina.

O projeto é de autoria do vereador Edivan Martins e foi desenvolvido através da parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel) e a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana). Segundo o titular da Sejel, Tertuliano Pinheiro, esta não é uma obra qualquer.

“Tem um grande alcance social para os moradores, pois o que antes era um lixão, trazendo risco à saúde das pessoas, agora passa a ser um espaço voltado para o esporte e a socialização de todos”, destacou Tertuliano Pinheiro, responsável por instalar no local os equipamentos esportivos, como traves para futebol, redes de vôlei.

Já o titular da Semsur, João Bastos, trouxe para o terreno 14 postes de iluminação, com 28 refletores., “Com o local bem iluminado à noite, além de servir para o lazer, também contribui para segurança dos moradores, que antes corriam riscos, caso se aventurassem a passar pelo local à noite, pois era escuro e cheio de lixo e agora se tornou uma grande área voltada para o esporte”, ressaltou João Bastos.

Outro benefício importante do projeto Jogo Limpo é que nas áreas em que é levado, acaba com antigos problemas que tanto atormenta os moradores das localidades beneficiadas, quando antes conviviam com os lixões que provocavam o mau cheiro, proliferação de insetos e roedores, com muitos riscos à saúde de todos.

O presidente da Urbana, Bosco Afonso, disse que o projeto Jogo Limpo não ficará restrito apenas a área do Santa Catarina. “Também será implantado em outros pontos da cidade que apresentam lixões, como no KM 6, Guarapes, Loteamento José Sarney, Nova Natal. Até o final do ano pretendemos alcançar 20 pontos beneficiados com o projeto”, informou Bosco Afonso.

Como aconteceu em Santa Catarina, o projeto Jogo Limpo transforma os antigos lixões em áreas equipadas com áreas verdes, campos, mini-campos de futebol e quadras de vôolei de areia.

Benefícios

Durante a entrega da primeira área do Jogo Limpo, lá no conjunto Santa Catarina, muitas pessoas já aproveitavam para participar de partidas de vôlei, futebol ou simplesmente se reunir com a família, os amigos. “Os grandes beneficiados com este projeto nas comunidades são os jovens, que agora têm um espaço onde podem se exercitar, não ficando ociosos e ao mesmo tempo a mercê da violência urbana, da droga”, ressaltou Tertuliano Pinheiro.

O melhor de tudo isso é que se consegue jogar simultaneamente nos vários campos instalados no local. Um dos jovens que aproveitou a oportunidade oferecida pelo projeto para participar de uma partida de vôlei foi a estudante Marília Freitas, de 16 anos, que destacou a iniciativa da Prefeitura Municipal do Natal. “Agora temos onde nos reunir com nossos amigos e realizar atividades sadias, através do esporte, no lugar de ficarmos sem ter o que fazer, pensando em coisas erradas”, disse a estudante Marília Freitas.