Preservação do local de crime é tema de palesta para a GMN

Delegados de Homicídios orientam na ação e comportamento dos guardas municipais em situações adversas.

Os delegados de Polícia Civil Marcos Vinícius, Roberto Andrade e Laerte Jardim Brasil, todos da Delegacia Especializada de Homicídiois (Dehom), estiveram na manhã desta sexta-feira (12) na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) para ministrar uma palestra de orientação aos guardas municipais da cidade sobre preservação do local do crime.

A palestra foi dividida em três etapas, nas quais foram discutidas inicialmente a importância da colaboração da comunidade com a polícia ou com a Guarda Municipal. O novo sistema de segurança pública requer principalmente o reconhecimento da sociedade da sua responsabilidade do cuidado com a mesma, de forma a contribuir com o melhor desempenho da segurança pública.

Na abordagem também foram debatidas questões como conceito, classificação, fases e necessidade de preservar o local do crime. Os palestrantes também exibiram vídeos que demonstraram maus exemplos de procedimentos, que serviram para explanar melhor a teoria discutida.

“A iniciativa vem incrementar o projeto de modernização da Guarda Municipal do Natal. Nosso objetivo é tornar a GMN cada dia mais atuante e qualificada para enfrentar as missões do cotidiano”, informou o comandante da Guarda Municipal, Edivan Costa.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, acrescentou também que “essa palestra irá ser adaptada para o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, é muito importante levar esses conhecimentos técnicos a todos que trabalham diretamente com a sociedade, para que a mesma não venha a atrapalhar o nosso trabalho”. E completou: "Essa foi apenas a primeira de várias palestras que nossos guardas municipais terão como forma de interação e intercâmbio com as outras forças policiais".

Para o comandante do Grupamento Ambiental, Ocimar Dantas, o evento “é necessário capacitar o agente de segurança pública, pois este irá se deparar também com situações de risco”, concluiu.

A Semdes vai promover outros eventos semelhantes a esse ainda nesse semestre.