Prefeitura garante direitos trabalhistas de funcionários da Ativa


Prefeitura garante direitos trabalhistas de funcionários da Ativa

Os funcionários da Associação de Atividades de Valorização Social (Ativa) que estão sendo absorvidos por empresas terceirizadas prestadoras de serviços à Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, terão todos os seus direitos trabalhistas respeitados por estas empresas. Os direitos também serão assegurados pela Ativa e pelo município, garantiu a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa.


A secretária assegurou a medida ao representante da categoria, Ednaldo Fernandes Gomes, presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (Senalba/RN), durante reunião realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, nesta quarta-feira (15). Também participaram do encontro, o secretário chefe de Gabinete Civil, Luciano Barbosa e o procurador geral do município, Bruno Macedo.


Rosy de Sousa esclarece que a transferência dos funcionários para as terceirizadas representa o primeiro passo para resolver um problema que foi prolongado ao longo dos anos. Antes, o pagamento dos funcionários da Ativa era feito mediante parceria técnica existente entre a Prefeitura do Natal e a instituição, prática contestada pelo Ministério Público que exige que seja feito um convênio específico.


“Precisávamos resolver uma situação que estava ilegal, e o Ministério Público nos pediu agilidade nisso. Contudo, não podemos também prejudicar os trabalhadores. São famílias que dependem destes servidores e que não podem de maneira alguma perder o emprego ou seus direitos”, ressaltou a secretária da Semtas. “O problema é que não podemos resolver um erro de anos em apenas três meses”, explicou Rosy de Sousa.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389