CMEI Raquel Maria Filgueira promove festa de encerramento 2019

Crédito da imagem: Adrovando Claro

O Centro Municipal de Educação Infantil Raquel Maria Filgueira, localizado no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, realizou na tarde desta quinta-feira (19/12), o encerramento das propostas pedagógicas do ano letivo de 2019, e contou com a participação de 90 crianças concluintes do Nível IV, e uma intensa programação, no auditório, do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A cerimônia iniciou com a exibição de slides, mostrando as ações pedagógicas e administrativas do CMEI, efetivadas durante o ano e destacando os projetos “Nossa terra é poética” e “O Papo de Calçada”, onde vários artistas e poetas foram convidados para se apresentarem nas turmas, dentre eles: Pedro Grilo, Zé Martins, Bombom, Janaína, Carlos Zens, Darluzinha e Eva Potiguar.

A gestora pedagógica do CMEI Raquel Maria Filgueira, Karoline Rose Soares, disse que o evento torna-se uma festa, comemorando com as crianças a culminância das atividades e projetos de 2019. “Trabalhamos no decorrer do ano, atividades de leitura, de escrita espontânea, incluindo o cantinho do autor com artistas da terra. É um dia de festa, de emoção, de confraternização família e escola. Temos muito orgulho dessa parceria, que evidenciamos e engrandece o trabalho dos professores, estagiários e equipe do CMEI. É um dia de celebrar a educação infantil do município de Natal,” declarou.

As apresentações culturais iniciaram com “Emília e Visconde”, homenageando a literatura infantil brasileira, dentre outras exibições das turmas, que incluíram os artistas da terra e a família de Raquel Filgueira, presentes no evento. A gestora administrativa Maria Rosa Duarte Barbalho, explicou que o tema das atividades e apresentações retrata exatamente a literatura, o que a criança traz de conhecimento e também a parte da escrita espontânea, das atividades desenvolvidas durante o ano e os campos de experiências da proposta da Base Nacional Comum Curricular.

“Esses campos de experiências trazem o direito da criança e os eixos norteadores da educação infantil que é o lúdico, o brincar e as interações. É com alegria que nos reunimos neste espaço muito bonito, onde as crianças mostram as apresentações culturais, todas de forma lúdica, trajando a camiseta com a capa do livro”, concluiu a gestora Maria Rosa.