XX Jornada de Educação da Rede Municipal do Natal debate Educação e Diversidade

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

“Educação e Diversidade: além do conceito, um valor” . Esse é o tema da XX Jornada de Educação das Unidades Escolares da Rede Municipal do Natal (Jenat), que considerou várias situações vivenciadas na sociedade em geral. Na manhã da sexta-feira (28/01), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), professores, educadores infantis, coordenadores, gestores e assessores pedagógicos, puderam entender um pouco mais sobre a educação nos dias atuais.

O professor do Instituto Casa D´água, Maurício de Camargo Teixeira Panella e a diretora do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo, conversaram com os presentes sobre o papel dos educadores no tema sustentabilidade, numa mesa redonda “Recriar o Paraíso Agora para Merecer Quem vem Depois: a competência docência para a sustentabilidade”.

Em seguida, a professora Andréia Clara Galvão, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Supervisora Clínica do CRI (Centro de Reabilitação Infantil) e colaboradora da coluna Quadrantes do jornal Tribuna do Norte, apresentou para os educadores, a palestra “A Dor da Gente não Sai nos Jornais: nossos alunos e seus dilemas”. Discutindo sobre os comportamentos, as realidades e os porquês relacionados a cada aluno dentro da escola. “É importante olhar com mais atenção para cada criança, perceber o que está relacionado às atitudes delas”, explicou.

Outra palestra ficou por conta do professor Saimonton Tinoco da Silva, da Universidade Federal da Paraíba, com o tema “Onde Pisas o Chão, Minha Alma Salta e Ganha Liberdade na Amplidão: nossos professores e seus quereres”. Focando no educador e falando sobre as novas maneiras de passar conhecimento, Saimonton abordou as tendências pedagógicas brasileiras liberais e progressistas, desde a tradicional, até a libertária.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Ednice Peixoto, explicou a escolha do tema para a palestra principal deste segundo dia da XX Jenat: “Quando nós pensamos em discutir com Andréia qual seria o tema dessa palestra, nos veio a mente esse trecho da música de Chico Buarque “A dor da gente não sai nos jornais”. No ano passado, o Departamento de Ensino Fundamental junto com o Departamento de Atenção ao Educando, formularam um questionário direcionado a todos os gestores das escolas de Ensino Fundamental, para que nós pudéssemos mapear algumas situações”.

De acordo com a adjunta da SME, os resultados foram preocupantes em algumas unidades de ensino. “A dor dessas pessoas não está saindo nos jornais, elas estão sofrendo silenciosamente, infelizmente, quando nós pensávamos que teríamos no século XXI uma juventude saudável, estamos vendo que as pessoas adoecem mais cedo”.

A professora Noade da Silva Gomes Oliveira, do Centro Municipal de Educação Infantil Maria dos Martírios, avaliou a palestra muito interessante e reflexiva. “Nos invoca a pensar sobre os nossos alunos, sobre nós mesmos, diante de atitudes do dia a dia no contexto escolar. Podemos aplicar esses conhecimentos tendo sensibilidade, se colocar disponível para perceber as situações e ter esse olhar sensível para o outro”, disse.

O segundo dia de palestras contou com a presença da secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, e do grupo Trupe do Ascendino, formado por professoras da Escola Municipal Ascendino de Almeida, que abrilhantou o evento com apresentações musicais.