Alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela expõem arte em papel em galeria virtual

Fotos: Arquivo do professor Paulo Fonseca

Orientados pelo professor de Artes, Paulo Honório Fonseca, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmã Arcângela, criaram esculturas em papel, tendo como inspiração os personagens dos livros de literatura trabalhados com os estudantes nas atividades no formato não presencial. Todo o processo foi executado e reuniu professor e estudantes por meio de uma rede social. O resultado do trabalho foi exposto em uma galeria virtual compartilhada nas redes sociais da escola, entre professores, estudantes e familiares.

Com o tema “Esculturas de Papel”, o professor Paulo Fonseca disse que o resultado de duas aulas foi um tema proposto no livro didático sobre escultura. “Pensei muito em como fazer uma aula mais prática e que material usar. Conclui que o material mais acessível aos alunos é o papel. Propus trabalhar esculturas em papel. Um trabalho de interdisciplinaridade através da leitura de contos e livros que foram trabalhados pela professora de sala e a professora de leitura (biblioteca), porém para o processo criativo permitiu-se a liberdade temática aos alunos”, ressaltou.

Segundo o professor, a parte didática do trabalho utilizou como objetos de conhecimento e habilidades, os elementos da linguagem, contextos e práticas, matrizes estéticas e culturais, materialidades e processos de criação. Os conteúdos foram direcionados para recursos da natureza, tintas e pigmentos naturais, pintura e escultura, além de elementos da linguagem como cor, forma e dimensão.

A estudante Brenda Emyliane Florêncio de Sena disse que gostou muito do trabalho da escultura de papel que teve como título “Amar e ser Livre”. “Estou agradecida pela experiência. Foi muito boa”, disse a estudante de oito anos.

Ao total, 15 esculturas realizadas pelos alunos foram compartilhadas em uma galeria virtual nos grupos das redes sociais da escola e da formação pedagógica de Artes. “O mérito é de todos eles que participaram. Quando um estudante participa de uma atividade como essa, ainda que pareça simples ou até difícil ao ver de muitos, eles aprendem muito sobre habilidades que no futuro os ajudarão nas escolhas profissionais”, finalizou o professor Paulo Honório.