Defesa Civil registra poucas ocorrências em Natal no fim de semana

Foto: Semdes

A Defesa Civil de Natal está de plantão 24h, em função das últimas chuvas que caíram na cidade. De acordo com o órgão, no entanto, não foram registradas ocorrências graves na capital potiguar. Durante o fim de semana o órgão foi acionado três vezes no sábado (26) e apenas uma no domingo (27).

Segundo Fernanda Jucá, Chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, no sábado, informaram que a Lagoa do Alagamar havia transbordado. “Quando a equipe chegou lá viu que não tinha chegado a transbordar. Estava com nível bastante alto, e sem bomba funcionando. Informamos a situação à SEMOV, que informou que a bomba está quebrada por furto de cabos. Não tivemos outros chamados para ela ao longo do dia”, contou.

A Defesa Civil ainda esteve em outras lagoas de captação das águas pluviais na cidade. A Lagoa do Panatis 1 está com um nível médio de águas; A do Panatis 2 com um nível baixo e a Lagoa do Santarém com o nível alto. Na vistoria, o órgão constatou a presença de mato no entorno das lagoas. “Todas as lagoas aguentaram bem essas últimas chuvas”, opina A Chefe de Operações.

A equipe da Defesa Civil ainda constatou, no fim de semana, a abertura de uma cratera na rua Santo Inácio de Loyola, Igapó. “A cratera já estava aberta desde a chuva passada, e aumentou. Mas antes de irmos lá, a Semov - Secretaria Municipal de Obras - já tinha mandado um pessoal da empresa”, explica Fernanda Jucá.

O relatório sobre o fim de semana, elaborado pela Defesa Civil ainda inclui o desabamento de um muro na Rua das Donzelas, nas Rocas. “Não tem outras residências próximas, ninguém foi atingido, só o muro caiu mesmo. Fizemos uma vistoria e orientamos os moradores. Também estivemos em uma ocorrência na rua Horácio Rosa 442, Vale Dourado. Houve o afundamento do piso em local onde tem um sumidouro. Também produzimos um laudo de vistoria e orientamos os moradores”, diz.

A Chefe de Operações da Defesa Civil comenta que há a previsão de um mês de abril bastante chuvoso. “Ainda não recebi previsão de chuva intensa para essa semana. Estou aguardando uma atualização. As previsões são sempre para no máximo três dias na frente. Mais do que isso diminui muito a precisão, porque varia muito as nuvens nesse período”, comenta.

Fernanda Jucá lista uma série de ações e atitudes que devem ser observadas pelos natalenses no período chuvoso. “Temos que observar os sinais de risco nas áreas de encostas: rachaduras nas casas, fissuras no pavimento, afundamento de piso e poste inclinado. Nas áreas de lagoas observar o nível de água, se tem muito lixo no entorno ou dentro da lagoa. Não jogar lixo nas ruas, observar se tem bueiros obstruídos, nunca jogar lixo no bueiro. Nas chuvas intensas não entrar em áreas alagadas, não passar com o carro quando a água estiver acima do meio fio da rua e não se abrigar embaixo de árvores.

A qualquer sinal de risco, procurar um local seguro para se abrigar e acionar a Defesa Civil pelo 190”, finalizou Fernanda Jucá, da Defesa Civil.