Prefeitura realiza semana do pedestre com ações educativas

Foto: STTU

Com o lema “O respeito à faixa de pedestre salva vidas!”, a Secretaria de Mobilidade Urbana iniciou nesta segunda-feira (8) uma série de ações alusivas ao Dia do Pedestre e que marcará toda a semana. Até sexta-feira (12), educadores e artistas da STTU estarão nos principais corredores viários da cidade levando a máxima de empoderamento do pedestre e de valorização à faixa.

A programação inclui inserções nos turnos da manhã e à tarde: segunda-feira (8), nas avenidas Nevaldo Rocha, Senador Salgado Filho e Romualdo Galvão; terça-feira(9), avenida da Chegança; quarta-feira (10), avenida Nevaldo Rocha com Pegas (Quintas); quinta-feira (11), Hermes da Fonseca, Praça Cívica e rua Mossoró; e sexta-feira (12), rua Jaguarari.

Além das ações de educação, a STTU tem investido na implantação e revitalização da sinalização de faixas de travessias em todas as regiões da cidade. São ações de engenharia somadas também a fiscalização permanente de trânsito que estão salvando vidas diariamente no município. Para isso, as equipes de sinalização e engenharia estão diariamente atuando na requalificação e implantação de sinalização para os cidadãos que andam a pé.

No Centro da cidade estão sendo realizadas obras de acessibilidade do passeio e que trazem mais espaços para os que andam a pé, que são os mais frágeis e devem ser prioridade no trânsito. Na região Sul, a Av. Praia de Ponta Negra foi repaginada e pensada para o pedestre como elemento central de seu fluxo.

Todas essas ações de educação, engenharia e fiscalização são fundamentais para construir uma cultura da não violência no trânsito da cidade. “Não somente hoje, no dia 8 de agosto, mas durante todos os dias do ano temos que ter a consciência do papel importantíssimo do pedestre dentro da cadeia da mobilidade urbana”, afirma a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Daliana Bandeira.