Bailarina do Balé da Cidade do Natal participa do Festival “Brazil Meets Gmünd” na Áustria 


Bailarina do Balé da Cidade do Natal participa do Festival “Brazil Meets Gmünd” na Áustria 
Foto: Secult/Divulgação

Natal está presente em um dos festivais de cultura brasileira mais importantes da Europa. A bailarina Vanessa Oliveira, do Balé da Cidade do Natal, participa do 5° Festival de Cultura Brasileira “Brazil meets Gmünd”, em Gmünd, Cidade das Artes, na Áustria. A viagem da bailarina foi possível graças ao patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). No festival Brazil meets Gmünd Vanessa irá apresentar seu número solo e também ministrar workshops dentro das atividades de intercâmbio cultural.

O festival e os workshops acontecem nas dependências do palácio Lodron, onde funciona a escola de música de Gmünd e a sala de cultura da cidade. Gmünd é  conhecida por suas atividades no âmbito das arte e turismo cultural, as quais lhe renderam o título de “Cidade das Artes”.

Vanessa foi recebida ontem pelo secretário de Cultura de Gmünd, Johannes Frommer, que lhe deu as boas vindas e a parabenizou pelo trabalho em edições anteriores do tradicional festival e sua trajetória na arte da Dança.

A Cidadela medieval, de 2.576 habitantes, fundada em 1240, a Kultur Initiativ (Secretaria de Cultura), transformou a parte antiga de Gmünd em um grande museu, composto por inúmeras galerias de arte.

A cidade conta com atividades artísticas das mais variadas, e é palco do Festival de Cultura Brasileira, que abrange literatura, exposição de belas artes, instalações artísticas, oficinas de dança, workshops de música e palestras sobre cultura popular brasileira.

Vanessa, considerada referência no Balé e Dança Contemporânea, vai representar a dança brasileira e a cidade de Natal. Ela integra o corpo do Balé da Cidade do Natal (que está completando 20 anos de atuação). A estrutura de Dança da Prefeitura do Natal conta também com a escola Professor Roosevelt Pimenta, com 4 décadas de história. O comando do Núcleo de Dança é do professor Dimas Carlos.

“É uma honra que Vanessa possa representar a cidade de Natal e o Brasil num festival tão importante e bem estruturado como Brazil meets Gmünd. Para todos que fazemos a Secult-Funcarte e aqueles que no dia a dia lutam pela dança é um momento marcante”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389