Natal está presente em um dos festivais de cultura brasileira mais importantes da Europa. A bailarina Vanessa Oliveira, do Balé da Cidade do Natal, participa do 5° Festival de Cultura Brasileira “Brazil meets Gmünd”, em Gmünd, Cidade das Artes, na Áustria. A viagem da bailarina foi possível graças ao patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). No festival Brazil meets Gmünd Vanessa irá apresentar seu número solo e também ministrar workshops dentro das atividades de intercâmbio cultural.

O festival e os workshops acontecem nas dependências do palácio Lodron, onde funciona a escola de música de Gmünd e a sala de cultura da cidade. Gmünd é  conhecida por suas atividades no âmbito das arte e turismo cultural, as quais lhe renderam o título de “Cidade das Artes”.

Vanessa foi recebida ontem pelo secretário de Cultura de Gmünd, Johannes Frommer, que lhe deu as boas vindas e a parabenizou pelo trabalho em edições anteriores do tradicional festival e sua trajetória na arte da Dança.

A Cidadela medieval, de 2.576 habitantes, fundada em 1240, a Kultur Initiativ (Secretaria de Cultura), transformou a parte antiga de Gmünd em um grande museu, composto por inúmeras galerias de arte.

A cidade conta com atividades artísticas das mais variadas, e é palco do Festival de Cultura Brasileira, que abrange literatura, exposição de belas artes, instalações artísticas, oficinas de dança, workshops de música e palestras sobre cultura popular brasileira.

Vanessa, considerada referência no Balé e Dança Contemporânea, vai representar a dança brasileira e a cidade de Natal. Ela integra o corpo do Balé da Cidade do Natal (que está completando 20 anos de atuação). A estrutura de Dança da Prefeitura do Natal conta também com a escola Professor Roosevelt Pimenta, com 4 décadas de história. O comando do Núcleo de Dança é do professor Dimas Carlos.

“É uma honra que Vanessa possa representar a cidade de Natal e o Brasil num festival tão importante e bem estruturado como Brazil meets Gmünd. Para todos que fazemos a Secult-Funcarte e aqueles que no dia a dia lutam pela dança é um momento marcante”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.